Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air France anuncia corte de 2.900 funcionários e encomendas

A empresa anunciou um programa de ajustes para os próximos dois anos

A empresa anunciou um programa de ajustes para os próximos dois anos


A Air France anunciou, durante uma reunião com funcionários nesta segunda-feira (05/10), que planeja cortar 2.900 postos de trabalho até 2017 e retirar 14 aeronaves de sua frota de longa distância como parte de seus esforços para reduzir custos. A companhia aérea francesa também pretende cancelar seu pedido de compra de aviões.

A reunião foi interrompida por centenas de manifestantes. Com as roupas rasgadas durante o confronto, o diretor de Recursos Humanos da Air France, Xavier Broseta, teve que escapar, escalando uma cerca. Com a camisa e o terno rasgados, outro diretor da aérea Orly, Pierre Plissonnier, teve de ser escoltado por seguranças.

A Air France planeja cortar 1.700 funcionários da equipe em terra, 900 funcionários de cabine e 300 pilotos. Será a primeira onda de demissões forçadas na aérea desde os anos 1990, segundo a Bloomberg. Com a segunda maior malha aérea da Europa, a companhia busca se adequar à competição de concorrentes de baixo custo na Europa e de longa distância no Oriente Médio.

A frota da Air France vai ser reduzida em 14 aeronaves, de acordo com o sindicato de tripulantes Unac. Haverá o cancelamento da aquisição de aeronaves 787 Dreamliners da Boeing e a eliminação progressiva dos A340 da Airbus. A controladora Air France-KLM tem 19 jatos 787-9 e seis 787-10 encomendados. A empresa também eliminará rotas consideradas menos lucrativas.

O Globo

Receba nossas newsletters