Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul vende 10 ATR 72-600s e reduz dívida total em R$ 325 milhões

Venda dos ATRs já estava sendo considerada na projeção de frota da empresa para 2017 e 2018, que consiste em encerrar este ano com 122 aeronaves operacionais

atr-da-azul-linhas-aereas-brasileiras-1383760550085

ATRs serão transferidos à Nordic Aviation Capital (“NAC”)

A Azul acaba de anunciar a venda de dez ATR 72-600s para a Nordic Aviation Capital (“NAC”), o que resultará numa redução da dívida total em cerca de R$ 325 milhões. Em nota, a companhia informa que cinco unidades sairão da frota no último trimestre de 2017 e cinco na primeira metade de 2018. O acordo com a NAC também inclui a entrega de três aeronaves novas ATR 72-600s sob leasing operacional na segunda metade deste ano.

A transportadora informa ainda que a decisão está em linha com a estratégia de otimização de frota e crescimento por meio de aeronaves com maior capacidade de assentos e mais eficientes. “A venda dos 10 ATRs já estava sendo considerada na projeção de frota da empresa para 2017 e 2018, que consiste em encerrar o ano com 122 e 128 aeronaves operacionais, respectivamente”, diz a Azul.

A empresa espera crescer sua capacidade de 11% a 13% em 2017, e substituir parte de sua frota de aeronaves ATR 72-600 por aviões maiores e de última geração é a única saída para isto acontecer. “Continuaremos voando com os ATR, pois eles nos ajudam a explorar novos mercados e rotas regionais. Na medida em que expandimos a malha, é natural que parte de nossos ATRs sejam substituídos por aeronaves maiores e mais modernas. Nossa estratégia, em termos de frota, é ter a aeronave certa para o mercado certo e já conseguimos identificar vários que estão prontos para receber aeronaves maiores”, disse John Rodgerson, presidente da Azul.

“Estamos satisfeitos por ter concluído esta transação com um cliente tão valorizado como o Azul”, diz Martin Moller, presidente da Nordic Aviation Capital. “Vemos uma forte demanda por aeronaves ATR 72-600, por isso, estamos aproveitando a oportunidade para adquirir esse número de aeronaves de alta qualidade da Azul. Esta não é a primeira vez que adquirimos e revendemos aviões da Azul e a resposta dos novos operadores é sempre muito positiva. Em breve, encontraremos uma nova casa para essas aeronaves”, completa o executivo.

Tráfego e capacidade crescem mais de 10% em setembro

A Azul começou a semana divulgando seus resultados operacionais prévios referentes ao mês de setembro de 2017 e ao acumulado do ano (janeiro a setembro). As notícias são boas. O tráfego de passageiros, medido em RPKs, cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a capacidade teve um aumento significativo de 10,3% (medido em ASKs). Como resultado, a equação traz uma taxa de ocupação média saudável de 83,2%, um ganho considerável de 3,4 pontos percentuais se comparado com setembro de 2016.

Receba nossas newsletters