Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Vietnam Airlines deve iniciar voos para os EUA em 2019

Airbus_A350-900_Vietnam_Airlines_021

Vietnam ainda precisa conseguir a tão esperada aprovação da Autoridade Federal de Aviação dos EUA

Mais uma companhia está pronta para desembarcar nos Estados Unidos. É a Vietnam Airlines que, através do seu VP Executivo Le Hong Ha, confirmou o interesse em operar voos diretos entre Ho Chi Minh City e Los Angeles, a partir do fim de 2019. Outra decisão a ser tomada é com relação ao modelo widebody de aeronave para atuar na rota: B777x ou A350-1000, visto que a companhia vietnamita está próxima de encomendar quatro unidades, mas ainda não escolheu entre aeronaves francesas ou norte-americanas.

O que pode complicar é que, caso a Vietnam Airlines encomende B777Xs, as entregas não começariam antes de 2021. Por outro lado, a possibilidade de receber os A350s num espaço menor de tempo é muito maior. Atualmente, a companhia opera uma frota de nove A350-900s, com mais cinco devidamente encomendados. Existe ainda uma Carta de Intenção (LOI, em inglês) para mais 12 aeronaves do modelo francês, que poderia ser convertida para a aquisição do modelo maior -1000.

Mesmo que não consiga receber nenhuma das duas aeronaves, a Vietnam Airlines deixa claro que poderia usar até o A350-900 entre os dois países, com uma parada estratégica em Osaka, no Japão. Isto porque o modelo não tem capacidade para operar uma rota tão grande, visto que o alcance máximo não chega às 7.000 milhas náuticas que separam as duas cidades. Atualmente, a rota mais longa operada com o A350 é para Londres (6,400nm).

Além disso, a Vietnam ainda precisa conseguir a aprovação da Autoridade Federal de Aviação dos EUA (FAA), algo não muito fácil porque o Vietnã não está incluída na IASA, programa da FAA de segurança internacional. Isto significa que nenhuma companhia vietnamita pode operar nos EUA. A expectativa é que o país consiga este certificado até maio de 2018, o que abriria de vez o caminho para a estreia dos voos.

Receba nossas newsletters