Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Ministro da Aviação Civil aprova aeroporto de Fortaleza

Moreira Franco durante a vistoria

Moreira Franco durante a vistoria


O Aeroporto de Fortaleza está apto a receber a demanda de passageiros da Copa do Mundo, que começa na próxima semana. O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, esteve no local nesta quarta-feira (4) e atestou que com a entrega do embarque 2, que aumentou a capacidade do terminal de passageiros em 33%, o aeródromo está em condições adequadas para tornar a passagem dos viajantes pela capital cearense agradável e sem problemas. O embarque 2 tem três portões e capacidade para atender 750 passageiros por hora.

“Aqui em Fortaleza tivemos um problema grave porque a empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato e teve dificuldades em fazer as obras de ampliação. Mas mesmo assim o Governo está entregando este terminal totalmente novo”, afirmou o ministro. “Estou satisfeito por estar vendo aqui que a infraestrutura está preparada para receber a demanda da Copa, assim como os demais aeroportos do Brasil”, completou.

O contrato com o consórcio responsável pelas obras no Aeroporto de Fortaleza foi rescindido por determinação da Justiça Federal. Moreira Franco revelou que alternativas cabíveis estão sendo estudadas e assegurou que assim que terminar a Copa, a reforma será retomada.

“Fortaleza terá o aeroporto que ela merece: com estruturas física e de logística adequadas à tradição e grandeza do estado do Ceará”, salientou o ministro da Aviação Civil.

A previsão é que toda a ampliação do aeródromo cearense seja concluída em 2017. O número de pontes de embarque será aumentado para 16, o terminal de passageiros ampliado de 38 mil m² para 133 mil m² e a capacidade de passageiros crescerá de 6,2 milhões para 11,2 milhões por ano.

Provisório – Diante do impasse com o consórcio responsável pelas obras no aeroporto, o que ocasionou a não entrega de parte da reforma, foi construído um terminal remoto temporário para atender os passageiros durante a Copa do Mundo. O local possui 1,2 mil m², quatro portões de embarque, seis banheiros, bebedouros e máquinas para a compra de lanches. O terminal tem capacidade para receber 450 passageiros, quatro voos nacionais simultâneos e entrou em operação no último dia 23.

O ministro da SAC também visitou essas instalações nesta quarta-feira e aproveitou a oportunidade para reafirmar que se trata de um local provisório que será desmontado logo após a reunião dos Brics, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de julho.

“Isto não é um puxadinho justamente porque não é permanente. Reiteramos, o presidente da Infraero e eu, que não há possibilidade de cairmos na tentação de deixar esse terminal permanente”, enfatizou Moreira Franco, ao revelar que a palavra “puxadinho” não representa o terminal remoto temporário construído em Fortaleza.

Moreira Franco aproveitou a visita para sugerir ao superintendente da Infraero no Aeroporto de Fortaleza, Usiel Vieira, a instalação de televisores no terminal provisório, para que os passageiros em trânsito possam assistir aos jogos do Mundial.​

Receba nossas newsletters