Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

UPB comemora 50 anos com solenidade na sede da entidade

Os 50 anos da União dos Municípios da Bahia (UPB) foram comemorados, nesta segunda (18/08), com ato que reuniu autoridades e convidados, na sede da entidade, no Centro Administrativo. O governador Jaques Wagner e o secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, ex-secretário executivo e um dos fundadores da UPB, foram homenageados com medalhas de Honra ao Mérito Municipalista, entregues pela  presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes.

Em seu pronunciamento, o governador destacou o papel da UPB para o fortalecimento do municipalismo na Bahia. “Dos elos federativos, o município é o que está mais perto do povo. Digo sempre que prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras são os heróis da política nacional”, disse Wagner.

Em vídeo exibido durante a solenidade, o secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, relatou o processo de criação da UPB, em junho de 1964, quando tinha 22 anos. “Fui convidado pelo governador Lomanto Júnior a fim de coordenar as ações para criação de uma entidade que representasse os prefeitos baianos. A instituição deveria assumir o papel da Associação dos Municípios da Bahia (AMB), que havia sido fundada em 1946 e que se encontrava desativada”.

Também receberam medalhas o comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro; o procurador geral do Estado, Rui Cruz, o diretor do Irdeb, José Araripe; e os secretários estaduais César Lisboa (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), Edvaldo Brito (Assuntos Estratégicos), Maurício Barbosa (Segurança Pública), Nilton Vasconcelos (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Washington Couto (Saúde), dentre outras personalidades.

Receba nossas newsletters