
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) começou o segundo ciclo de palestras com o intuito de orientar e capacitar os empresários paraenses do segmento de hotelaria e alimentação. Com o tema “Sistema CNC e Turismo”, a assessora do Departamento de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Márcia Alves, apresentou a atuação legal do órgão junto aos sindicatos e o governo.
Segundo Marcia, a CNC hoje atua na representatividade da categoria, independente do porte ou segmento dos associados. “Hoje temos 34 sindicados associados. Entre eles, 27 estão em âmbitos estaduais e os sete restantes em atuação nacional”, disse.
Marcia ainda apresentou a forma de trabalho do Sistema CNC – de forma piramidal – que agrega sindicatos [em primeiro grau], federações [2º grau] e confederações [3º]. “Orientamos diferentes segmentos da economia. Hoje atuamos em cinco grupos econômicos como atacadista, varejistas, autônomos do comércio, armazenador e turismo e hospitalidade, além da atuação direta junto ao Sesc e Senac”, disse.
O evento aconteceu no Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA).
Luciano Palumbo, de Belém (PA)







