
O final desta semana será estendido para a maioria dos brasileiros, que aproveitaram para curtir o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, na segunda-feira (12), além do Dia das Crianças, viajando. Nesses três dias o turismo irá acrescentar R$ 2,7 bilhões à economia nacional, com mais de 2 milhões de viagens programadas, segundo projeção feita pelo Ministério do Turismo.
Essa será a maior movimentação entre os seis feriados nacionais prolongados do calendário deste ano. Foram consideradas nesta projeção apenas as seguintes datas: 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira), deixando de fora Carnaval, Semana Santa, Natal e Réveillon (feriados estendidos, porém já previstos todos os anos).
A comemoração pelo dia da Padroeira do Brasil, onde a celebração mais conhecida é no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no interior de São Paulo, promete movimentar bastante o turismo. A basílica, que possui capacidade para 35 mil pessoas, uma torre com mirante e um centro de apoio com lojas e restaurantes, recebeu 12,2 milhões de turistas em 2014.
Além da comemoração do Dia das Crianças e das homenagens à Nossa Senhora de Aparecida, um dos destaques é o Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro, próximo dia 11, em Belém. De acordo com estimativa da Secretaria de Turismo do Pará, haverá 84,4 mil visitantes. Em 2014 foram 82 mil.






