A Rail Europe realizou na manhã desta terça, dia 28, a segunda edição do Workshop de Ferrovias Europeias. O evento contou com cerca de 200 agentes de viagens da capital paulista, que puderam conferir as novidades de cada uma das empresas de trem participantes: Swiss Travel System, Renfe-SNCF, Eurail, SNCF, e pela primeira vez participando as empresas Eurostar e da TGV Lyria.
Segundo María Corinaldesi, diretora da Rail Europe para a América do Sul, a ideia é levar o evento para outros mercados brasileiros, ou ainda, trazer caravanas para o encontro em São Paulo. A Rail Europe é líder em distribuição de bilhetes e passes de trem europeus, que oferece descontos e benefícios exclusivos.
A diretora ressaltou a importância da realização do evento como forma de aproximar a Rail Europe do mercado brasileiro. “Nosso intuito é estreitar o relacionamento com os profissionais do Brasil, mostrando as facilidades e benefícios de se utilizar os trens na Europa e assim, obter ainda mais sucesso em vendas”, afirmou María Corinaldesi.
Segundo ela, a maioria dos brasileiros ainda deixa para comprar seus bilhetes de trens já no destino, perdendo oportunidades e benefícios como descontos e serviços diferenciados. Veja abaixo a novidade de cada uma das empresas de trem europeu:
SWISS TRAVEL PASS
A empresa anunciou que a partir de 2019 terá um novo trem de alta velocidade do Gotthard Base Tunel, o túnel mais longo do mundo que liga a Suíça de norte a sul. Neste novo projeto há ainda o novo trem panorâmico entre as cidades Bellizona e Flüelen. Além disso, o Swiss Travel Pass permite o uso de trem, ônibus e barcos em mais de 90 cidades pelo país, e tem ainda entrada gratuita em 500 museus e em três montanhas.
TGV LYRIA
A empresa de 30 anos é líder em viagens entre a França e a Suíça e em 2016 transportou mais de 5 milhões de passageiros. São 19 trens exclusivos, 320 viagens diárias a 30 cidades diferentes entre os países. O Brasil é o sétimo mercado emissor, que representa 13% do market share da Lyria. Para o segundo semestre de 2017, a novidade é a criação de uma terceira classe nos trens com três diferentes categorias.
RENFE-SNCF
Os trens das companhias Renfe e SNCF conectam 21 cidades entre a Espanha e a França, com quatro frequências diárias. A América do Sul e o Brasil se destacaram no último ano nas vendas de bilhetes. A novidade para 2017 é a nova rota entre Barcelona e Toulouse, que irá operar com trens de maior capacidade até 509 pessoas.
EUROSTAR
Os trens da Eurostar conectam Londres a seis cidades europeias, entre elas Bruxelas e Marselha. Desde 2015 a empresa está investindo em novos trens com mais espaços tanto para passageiros como para suas bagagens. Até o momento foram investidos 1 bilhão de libras esterlinas em 12 novos trens, mais oito já foram encomendados, e dois foram renovados. Entre as novidades estão o aumento de frequência para o Sul da França e a nova rota Londres – Amsterdam, que terá duas saídas por dia para as cidades de Amberes e Rotterdam.
EURAIL
Este é o produto mais conhecido pelos brasileiros, que é o segundo maior mercado da América do Sul com 7,4% das vendas. Em 2016 foram 300 mil brasileiros utilizando os passes da Eurail. O grupo possui 35 empresas de trem que conectam toda a Europa em mais de 250 mil quilômetros de vias em 28 países em mais de dez mil estações. Entre as novidades de 2017 está a criação dos passes entre Itália e Suíça e o Eurail France Pass. E ainda 20 euros de desconto para entrada da Euro Disney e o aumento da idade para o passe de jovens, que agora oferece descontos até os 28 anos. E por fim, as rotas centrais da Eurostar foram incluídas na comunidade Eurail.
SNCF
A empresa oferece serviços por toda França. São 230 destinos, 800 quilômetros de vias e 800 trens diários. Recentemente a SNCF reformulou o seu serviço de bordo e novas linhas de alta velocidade estão sendo implementadas para encurtar o tempo das viagens. Até 2019 a empresa receberá 40 novos trens duplex com maior capacidade de passageiros e 556 assentos. Além disso, até 2020 as principais estações do país também serão renovadas.
*Fotos Eric Ribeiro