Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-DF lança campanha “Uma nova Brasília recebe um novo Brasil”

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal

“Uma nova Brasília recebe um novo Brasil”. Este é o slogan de uma ação lançada nesta quarta-feira (30) pela Secretaria do Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) durante a recepção dos novos deputados e senadores, que começam a chegar com parentes à capital e tomarão posse em 1º de fevereiro. O objetivo é divulgar uma nova forma de acolher visitantes, que envolverá ações desde o pouso em solo brasiliense até a chegada ao hotel, passando pelas ruas da cidade. O ponto alto ocorrerá no domingo (3) com a solenidade de Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes.

O trabalho envolverá uma decoração especial do aeroporto, onde os turistas vão ser atendidos ainda no desembarque. No trajeto para os hotéis e também nos próprios estabelecimentos, os visitantes poderão conferir fotos de inúmeros pontos turísticos a partir de uma exibição em mobiliário urbano e mídia out of home – comunicação dirigida ao consumidor fora de casa. “A ação se desdobra com belas imagens, para mostrar o que Brasília é por meio dos seus pontos turísticos”, explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Paulo César Chaves, chefe de gabinete da Vice-Governadoria do DF; Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, e Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur

Paulo César Chaves, chefe de gabinete da Vice-Governadoria do DF; Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, e Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur

Desde a redemocratização, em 1985, o Congresso Nacional passa agora pela sua maior renovação. Dos 594 parlamentares, 289 (48%) são novatos. A secretária considera a ocasião uma oportunidade ímpar de promover a grande variedade de atrativos locais. “Queremos apresentar uma nova Brasília para um novo Brasil. A cidade é reconhecida como um dos destinos turísticos mais belos do mundo. Brasília está pronta para ser explorada e vivenciada e oferece oportunidades para as pessoas serem felizes e adquirirem experiências inesquecíveis”.

Juntos, os parlamentares que tomarão posse poderão convidar até 4,5 mil pessoas. Além dos que vão ter a honra de acompanhar a solenidade dentro do Congresso Nacional, a expectativa é que outros familiares, amigos e correligionários venham à cidade prestigiar a ocasião. “Muitos dos que virão acompanhar esse momento conhecem Brasília pela televisão, fotos e cinema. Pensam na cidade apenas como o centro do poder. Vamos mudar essa visão e mostrar a diversidade de turismo que temos”, comenta Vanessa.

PARCERIAS

A Setur também negociou com a Secretaria de Juventude a disponibilização de 30 “Jovens Candangos”, que irão trabalhar na recepção dos turistas e parlamentares. “Esse contato com os visitantes para promoção do turismo é muito importante para a formação desses jovens. Eles podem despertar o interesse pelo assunto e descobrir que querem trabalhar com alguma atividade ligada a esse segmento da economia”, enfatiza o secretário de Juventude, Léo Bijos. Os jovens serão capacitados sobre como receber os visitantes, com a supervisão de guias de turismo.

A campanha começa no Aeroporto de Brasília

A campanha começa no Aeroporto de Brasília

Outro parceiro da ação é a Inframerica, responsável pelo aeroporto de Brasília. A empresa cedeu os espaços e deu apoio para a realização da ação. “O aeroporto é a porta de entrada da capital federal e por onde passam diversos turistas. Nós apoiamos iniciativas que apresentem Brasília como opção turística. Temos total interesse em ajudar a incrementar o turismo na região. Somos o terceiro maior aeroporto do Brasil e temos infraestrutura para receber passageiros dos mais diversos perfis”, enfatiza Jorge Arruda, diretor-presidente da Inframerica.

“É um evento importante, vamos mostrar o que a nossa cidade tem de bonito e o potencial turístico da capital do País. Brasília é um museu a céu aberto e já passou da hora disso ser explorado. O turismo representa uma pequena fatia da economia local, mas temos um grande potencial. Estimular o setor significa movimentar a economia, gerando emprego e renda”, enfatiza o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

A secretária Vanessa Mendonça adianta que uma das características da sua gestão à frente da pasta será a busca de parcerias para a divulgação dos inúmeras atividades de turismo que Brasília oferece. “O turismo gera empregos e milhares de empresas se beneficiam dessa atividade econômica em Brasília. As parcerias beneficiam a todos. Quando alavancamos o turismo, aquecemos a economia”, ressalta Vanessa.

TROCA DA BANDEIRA

A Secretaria de Turismo também organiza, juntamente com o Ministério da Defesa, a solenidade de Troca de Bandeira, que ocorre nos primeiros domingos de cada mês. A próxima substituição está marcada para o dia 3 de fevereiro, e será uma oportunidade dos novos parlamentares participarem da primeira solenidade cívica após a posse.

Receba nossas newsletters