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Como promover o Brasil no mundo? Bruno Reis, da Embratur, analisa desafios e oportunidades

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Bruno Reis, diretor de Marketing, negócios e sustentabilidade da Embratur compartilhou as novidades durante a ITB 2025 (Beatriz do Vale/M&E)

BERLIM – A Embratur está prestes a lançar seu novo plano de marketing, com vigência até 2028, durante a primeira edição do Visit Brasil Summit, promovido pela agência, em maio. Em entrevista ao M&E, durante a ITB Berlim 2025, Bruno Reis, diretor de marketing, negócios e sustentabilidade da entidade, detalhou a finalização do plano, as estratégias de participação em feiras internacionais e a expansão da presença institucional no exterior. Confira a entrevista completa abaixo.

M&E – Bruno, primeiramente, eu gostaria de saber como está a finalização do plano de marketing da Embratur? Em que andamento o projeto se encontra?

Bruno Reis – Ele está sendo muito colaborativo. Conseguimos envolver os estados, os Sebraes estaduais, entidades, associações e também sair um pouco da bolha do turismo. Trabalhamos com temas como soft power, moda, gastronomia e turismo regenerativo. Agora estamos na fase final para entrega no Visit Brasil Summit, nos dias 19 e 20 de maio e tenho certeza que isso será um grande indicador do caminho que o turismo brasileiro deve seguir para conquistar maiores resultados nos próximos anos. Era algo que precisávamos fazer, atualizar este plano era fundamental para dar direções aos destinos e ao trade.

M&E – Você mencionou, em uma entrevista concedida no ano passado, uma reformulação dos estandes da Embratur. Já tivemos algumas feiras internacionais em 2025, e o modelo de estande não teve grandes mudanças. Há expectativa de que isso seja implementado ainda este ano?

Bruno Reis – Melhoramos muito a forma de realizar as ações dentro dos estandes, buscando uma entrega mais focada em resultados. Nosso objetivo é que os estandes sejam uma plataforma de negócios. Cada feira tem suas especificidades, algumas permitem cooking shows, outras não. O desafio é chegar a um modelo ideal que traduza a brasilidade e já temos conseguido dar essa cara pro nosso espaço. A expectativa é lançar um novo modal de estande no segundo semestre, o que não necessariamente significa grandes mudanças em layout do espaço, mas na eficiência do mesmo. O que a gente quer, no fim do dia, é que as pessoas façam negócios!

M&E – A Embratur também tem ampliado sua presença em feiras internacionais, muitas, inclusive, como país convidado. Como vocês avaliam os resultados dessas ações?

Bruno Reis – O mais gratificante é ver os parceiros relatando resultados positivos. Nosso trabalho é coletivo, envolvendo diversos atores. Estamos focados em identificar os mercados mais promissores e os produtos que precisam de maior exposição. Temos selecionado quais de fato são os mercados onde o Brasil tem mais espaço para crescer e não só isso, qual tipo de produto, nicho, segmento que precisam de maior penetração. No mercado alemão, por exemplo, estamos promovendo turismo de natureza, Amazônia e Belém. A inteligência de mercado tem sido essencial para tomar essas decisões mais assertivas. É que esse é um trabalho complexo, né? Esse é um trabalho que depende muito dessa complexidade, dessa apontamento, mas eu percebo que a gente tem colhido os resultados desse acerto e desse olhar mais comercial. 

M&E – O novo escritório da Embratur em Lisboa marca um novo momento para a entidade. Há planos para outros escritórios em novos destinos?

Bruno Reis – A presença local é fundamental para fortalecer o relacionamento e evitar gaps de comunicação. Ter alguém no mercado, falando a língua local e facilitando conexões é um diferencial para gerar mais negócios. É isso que de fato faltava. Mas no momento, isso é tudo que posso dizer.

M&E – Quais são os maiores desafios e oportunidades para a promoção do Brasil no exterior?

Bruno Reis – Pergunta complexa! O desafio é mudar a mentalidade e elevar o nível de promoção do Brasil. A Embratur tem essa responsabilidade de entender como é que a gente colabora com os atores interessados, porque hoje também tem muito parceiro no Brasil que quer fazer a sua ação promocional, mas em algum momento, ele ainda tem uma dificuldade de entender o que, como e onde. E o papel da Embratur eu acredito que é justamente esse. A Embratur precisa colaborar com o trade para tornar as ações mais eficazes. O plano de marketing vai deixar isso mais claro até 2028, de onde a gente quer chegar. A grande oportunidade é nos apropriarmos do nosso diferencial, que casa com a nossa nova campanha promocional e deixa uma mensagem muito clara: não há lugar no mundo como o Brasil. Essa é a parte mais bonita e potente da nossa ação.

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M&E – O novo plano vai ser lançado em um evento inédito promovido pela Embratur. O que podemos esperar do Visit Brasil Summit em maio?

Bruno Reis – O evento será um marco para a promoção internacional do Brasil. Diferente de outros eventos, o foco será exclusivamente em receptivo internacional e promoção do país. Queremos valorizar cases brasileiros e trazer palestrantes de renome. O Summit vem para alinhar a maneira que a gente fala de Brasil mundo afora. Também faremos o lançamento oficial do plano de marketing, reunindo os atores públicos e privados em uma estratégia unificada. Esse evento será itinerante e, em 2026, coincidirá com os 60 anos da Embratur. As expectativas são altas.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

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