Câmbio:

Idiomas:

EXCLUSIVO: ‘Show de Lady Gaga marca nova fase do Turismo no Rio de Janeiro’, diz secretário

Foto de Giulia Jardim

Giulia Jardim

Publicado - 06/05/2025 - 17:45

WhatsApp Image 2025 05 06 at 17.30.17 EXCLUSIVO: 'Show de Lady Gaga marca nova fase do Turismo no Rio de Janeiro', diz secretário
Lady Gaga atrai 2 milhões e projeta Rio como potência do turismo mundial (Matheus Bueno/M&E)

Com mais de 2 milhões de pessoas reunidas na Praia de Copacabana, o show de Lady Gaga transformou o Rio de Janeiro em um dos principais palcos turísticos do mundo no último feriado. O evento, promovido por meio do projeto “Todo Mundo no Rio”, impulsionou não apenas a ocupação hoteleira, mas toda a cadeia produtiva do turismo na cidade.

A avaliação é do Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, que destacou o impacto expressivo da apresentação da artista norte-americana. Segundo ele, a ocupação hoteleira ultrapassou 86% na capital, chegando a 96% em Copacabana e Ipanema. “Também vimos um grande movimento em bares, restaurantes e transporte. A Rodoviária do Rio, por exemplo, recebeu mais de 240 mil passageiros no período”, afirmou.

O Secretário comemorou ainda os índices de satisfação do público. De acordo com levantamento oficial, 96% dos presentes classificaram o evento como bom, muito bom ou excelente, e 79% disseram ter se sentido seguros. “Isso reforça a imagem do Rio como destino preparado para receber grandes públicos com estrutura e responsabilidade”, destacou.

Turismo como vetor de desenvolvimento

Tutuca enfatizou que os megaeventos fazem parte de uma estratégia ampla da Secretaria para impulsionar o turismo em todo o estado. “O Governo do Estado, em parceria com as prefeituras e com a iniciativa privada, tem garantido um calendário extenso que vai do entretenimento ao esporte e à cultura”, explicou.

Entre as próximas ações estão o projeto “Inverno #tônoRio”, a “ExpoRio Turismo”, marcada para os dias 5 a 8 de junho, e outras atrações que ainda serão anunciadas. O objetivo é contemplar não apenas a capital, mas as 12 regiões turísticas fluminenses.

Além do impacto econômico imediato, o Secretário destacou o legado de imagem e posicionamento de marca que eventos dessa magnitude deixam para o Rio. “A exposição midiática — com transmissões ao vivo em rede nacional e cobertura internacional — fortalece a imagem do Rio como um destino seguro e preparado. Isso influencia diretamente a decisão de viagem de futuros turistas e também na captação de eventos corporativos. Além disso, o impacto positivo na percepção do público impulsiona o setor de eventos, incentiva novos investimentos e atrai outras produções para o estado”, afirmou Tutuca.

Interior também é foco

A descentralização dos eventos também é uma das prioridades da gestão estadual. O secretário afirmou que já foram apoiados cerca de 30 eventos no interior, como o Festival de Chocolate de Penedo, o Festival Sabores do Vale e a Expo Miracema. Além disso, versões itinerantes da ExpoRio Turismo estão programadas para percorrer diferentes regiões.

“O turismo precisa ser uma força de desenvolvimento para todo o estado”, reforçou Tutuca.

Parceria público-privada como alicerce

O sucesso do show de Lady Gaga, segundo Tutuca, só foi possível graças à parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio e o setor privado. O investimento estadual de R$ 15 milhões viabilizou não apenas a apresentação, mas também um esquema robusto de segurança e apoio logístico. “Essa colaboração garante que o evento seja viável financeiramente e gere resultados concretos para o setor, beneficiando toda a cadeia do turismo — da hospedagem ao comércio local”, concluiu.