
FOZ DO IGUAÇU – Com registros significativos ano após ano, o canal Multimarca representa o maior faturamento da Azul Viagens. Em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, o mesmo período de 2025 já registrou um crescimento de 36% no faturamento, 42% em número de reservas e 18% em novas agências, que emitem com a operadora. Em termos de agências ativas, esses 18% de aumento até maio já é maior que de 2024 inteiro.
Segundo a diretora comercial da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, a estratégia de crescimento do canal Multimarcas, está voltada principalmente para regiões de estados brasileiros onde a operadora ainda não é consolidada. A clusterização é uma estratégia regionalizada que visa trazer os parceiros cada vez mais juntos à Azul Viagens. “Quanto mais a agência é engajada conosco, independente da vertente, mais ela se encaixa em um determinado cluster e tem benefícios atrelados a isso”, pontuou Giu.
“Nós tivemos pela primeira vez uma agência diamante no Norte, com um faturamento expressivo. Então nós temos usado essa estratégia de diversificação e isso segue para as outras regiões”, completou Priscilla Godoy, gerente comercial da Azul Viagens.
Essa de clusterização foi desenvolvida para também conseguir dinâmicas comerciais que favoreçam o engajamento e o crescimento das agências com a operadora, de forma que elas continuem crescendo. “A dinâmica também tem nos ajudado a aumentar esse crescimento e engajamento. Pensando nessas regiões que é fora do circuito para a Azul Viagens, como interior de São Paulo e BH, conseguimos ter uma oportunidade de abertura de mercado e de diversificação de mercado”, disse Giu.
Priscila ainda ressaltou que vários lojistas da Azul são de multimarcas e, por isso, quer desmistificar a visão de alguns profissionais de que o lojista Azul tem certas vantagens versus a Multimarcas: “Realmente não existe. Eles têm exatamente a mesma condição de venda e é isso que nós priorizamos muito como Azul Viagens”, destacou Priscilla..
A ideia aqui é que a agência Multimarcas tenha os clientes dela, como se fossem complementares. Um dono de uma agência Multimarcas que queira abrir uma loja, possa trazer um outro perfil de cliente que não entraria na agência dele, por exemplo. “A nossa estratégia é trazer o investidor ou a agência e que esteja confortável de trabalhar com a Azul Viagens, independente do modelo. Que ela saiba quais são os benefícios de ter uma loja e saiba quais são os benefícios de ter uma multimarca, e que tem pessoas que têm usado isso ao favor de ser totalmente complementar. E é isso que nós queremos entregar”, finalizou Giu.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA