
O Aeroporto de Fernando de Noronha voltou a receber voos simultâneos após a conclusão, no último dia 15 de agosto, das obras de recuperação do pátio de estacionamento de aeronaves. A liberação foi confirmada pela Anac, que destacou que a coordenação das operações cabe ao operador aeroportuário em conjunto com as companhias aéreas.
“As operações aéreas simultâneas no pátio estão liberadas por parte da Anac e cabe ao operador aeroportuário realizar a coordenação com as companhias aéreas”, informou a agência em nota.
Segundo Samuel Prado, diretor da Dix Empreendimentos, administradora do aeroporto, a liberação foi oficializada na sexta-feira (22). Ele explicou que a mudança trará maior fluidez à malha aérea. “Agora, se um avião chegar enquanto outro ainda estiver no pátio, não será preciso fazer sobrevoo até a decolagem”, destacou.
Apesar do avanço, seguem em vigor as proibições de pouso de aeronaves particulares (jatinhos) e a ampliação do número de voos, restrições já determinadas pela Anac.
A suspensão dos voos simultâneos havia sido imposta em junho, após dois incidentes em que aeronaves ficaram atoladas no pátio em menos de uma semana, o primeiro em 22 de junho, com um avião da Azul, e o segundo em 29 de junho, envolvendo uma aeronave da Gol.
As intervenções fazem parte de uma obra maior de requalificação do aeroporto, iniciada em setembro de 2024 e orçada em R$ 60 milhões. Antes disso, em outubro de 2022, a Anac já havia proibido operações de jatos na ilha devido a buracos e rachaduras na pista.







