
A festa do Réveillon 2011 da Prefeitura de São Paulo deve reunir mais de 2 milhões de pessoas na Avenida Paulista; que irão assistir aos shows de Fábio Jr.; Fiuk e Banda Hori; Zezé Di Camargo e Luciano; Barra da Saia; Capital Inicial e a Escola de Samba Rosas de Ouro; campeã do carnaval paulista em 2010. A expectativa é de que venham à capital 150 mil turistas; que devem movimentar R$ 130 milhões na cidade.
A grande novidade é que; este ano; o mundo poderá assistir a tudo ao vivo; pois há uma câmera instalada próxima ao Masp registrando toda a festa on line e que pode ser vista pelo site www.cidadedesaopaulo.com; em parceria com o site Earthcam.com. E; para garantir segurança e conforto; foi montado um esquema especial com a Polícia Militar; Guarda Civil Metropolitana; CET e Metrô.
“São Paulo também vive do negócio do entretenimento. São 90 mil eventos por ano na cidade e; por isso; este ano; também estamos celebrando um ótimo ano para o turismo da cidade. E; além do Réveillon na Paulista; também teremos o inédito Réveillon da Guarapiranga”; comemora Caio Luiz de Carvalho; presidente da São Paulo Turismo (SPTuris).
O tema da festa deste ano é “São Paulo; a nossa obra de arte”. Inspirado na famosa frase de Mahatma Gandhi “A arte da vida é fazer da vida uma obra de arte”; a organização do evento pretende homenagear os habitantes de São Paulo que de alguma forma contribuem para o progresso e produção de arte na cidade. O palco de 800 m² terá 27 m de altura e terá telões de alta definição que transmitirão imagens alusivas ao tema “São Paulo; a nossa obra de arte”.
Serão 13 telões de LED espalhados ao longo de dois quilômetros da avenida Paulista para garantir ao público a visualização plena dos shows. Ao todo; 25 geradores vão garantir energia para os mais de 700 mil watts de som e efeitos especiais que; entre outras coisas; contam com uma chuva de cinco milhões de confetes metalizados. Um show de luzes e 15 minutos de queima de fogos de artifício anunciarão a chegada de 2011.
A iluminação virá com 1;2 milhão de watts de potência; o que acaba se tornando um espetáculo à parte na avenida. Muitos outros efeitos especiais; como cinco milhões de confetes metalizados e uma queima de fogos com 100 mil tiros e sete mil bombas multicoloridas; com duração de 15 minutos ininterruptos; transformarão a virada do ano em um momento mágico e inesquecível para quem estiver lá. Como em todas as edições do evento; essa emoção será acompanhada por uma trilha sonora exclusiva.
As comemorações da virada de 2010 para 2011 terão início no dia 31 de dezembro; a partir das 20h; e avançarão até às 2h30min do dia 1º de janeiro. Para garantir o conforto e segurança de todos; mais de quatro mil e quinhentas pessoas estarão atuando; direta e indiretamente; para realizar desde a montagem e desmontagem das estruturas até a realização dos shows que animarão o público.
A festa da virada começa às 20h e segue até às 2h30 do dia 1º de janeiro sob o comando do ator Luigi Baricelli. O Réveillon na Paulista é realizado pela Prefeitura e pela SPTuris com patrocínio do Banco do Brasil e do Magazine Luiza e copatrocínio da Petrobras e Brahma.
Segurança
Para garantir o conforto e a segurança das pessoas; 2.900 agentes da Polícia Militar; Guarda Civil Metropolitana e seguranças particulares atuarão em toda a região da Paulista com o apoio de viaturas; motocicletas; bases comunitárias e do helicóptero Águia. Além disso; 10 câmeras de vigilância com acionamento por controle remoto ajudarão a monitorar a festa.
Transporte
A melhor opção ainda é o transporte público. O sistema vai operar de forma ininterrupta com embarque e desembarque até às 2h do dia 1º de janeiro. Após este horário; as estações Paraíso da Linha 1 – Azul; Brigadeiro e Consolação da Linha 3 – Verde ficarão abertas somente para embarque. As demais permanecem funcionando também para o desembarque. A frota de trens será reforçada e haverá aumento no contingente de operadores de tráfego e seguranças. A orientação do Metrô é para que os usuários comprem antecipadamente os bilhetes de embarque; para evitar filas e facilitar o acesso.
Vistoria de bolsas e mochilas e pontos para alimentação e bebida
Não será permitida a entrada de materiais pontiagudos; cortantes ou garrafas durante o evento; por isso a vistoria de bolsas e mochilas será feita em toda a extensão da avenida. O público que participar da festa poderá ficar tranqüilo quanto à alimentação e bebida; pois 80 quiosques serão instalados entre as ruas Ministro Rocha Azevedo e a Alameda Campinas.
Serviço Médico
Serão 10 pontos de atendimento médico com estrutura de ambulatórios; médicos; enfermeiros e ambulâncias equipadas com UTI.
Limpeza
Serão 300 pessoas trabalhando na limpeza para deixar a avenida pronta e limpa para a manhã do dia 1º de janeiro de 2010.
Espaço para pessoas com necessidades especiais
Uma área será separada em frente ao palco na rua Ministro Rocha Azevedo; com acesso através da barricada frontal.
Trânsito
1h – Interdição da Av. Paulista; sentido Paraíso/ Consolação; entre R. Teixeira da Silva e R. Peixoto Gomide. Serão mantidas liberadas as vias que cruzam a Av. Paulista; com exceção da Al. Campinas; que estará interditada entre Av. Paulista e R. São Carlos do Pinhal.
10h – Estende-se a interdição da Av. Paulista; ficando a via interditada; no sentido Paraíso-Consolação; entre R. Teixeira da Silva e R. Augusta; e; no sentido contrário; entre a R. Pe João Manoel e Av. Brig. Luis Antônio. Serão mantidas liberadas as vias que cruzam a Av. Paulista com exceção da Al. Casa Branca e Al. Campinas.
13h30 – Estende-se a interdição da Av. Paulista; ficando a via interditada; no sentido Paraíso-Consolação; entre R. Teixeira da Silva e R. da Consolação; e; no sentido contrário; entre R. da Consolação e Av. Brig. Luis Antônio. Serão mantidas liberadas para cruzar a Av. Paulista somente a R. Augusta e Av. Brig. Luis Antônio.
14h – Interdição das transposições da Av. Paulista pela R. Augusta e pela Av. Brig. Luís Antônio; bem como as demais vias do percurso da 86ª Corrida Internacional de São Silvestre.
18h – A Av. Paulista permanece interditada no sentido Paraíso-Consolação entre a R. Teixeira da Silva e R. Augusta; e; no sentido contrário entre a Rua Haddock Lobo e a R. Maria Figueiredo; para realização do Réveillon. Serão mantidas liberadas para cruzar a Av. Paulista somente a R. Augusta e R. Carlos Sampaio/ R. Maria Figueiredo.
19h – Interdição da Al. Santos entre Rua Pe. João Manoel e Av. Brigadeiro Luís Antônio. Será preservado o acesso local dos usuários dos imóveis localizados no trecho da Al. Santos interditado; através da liberação de uma faixa de serviço para circulação de veículos.
@img2@
Réveillon na Paulista reúne todos os anos milhares de pessoas