
Durante visita à sede do MERCADO & EVENTOS e FOLHA DO TURISMO; veículos do Grupo FOLHA DIRIGIDA; o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Ronald Ázaro confirmou que tem um encontro agendado esta semana com o ministro do Turismo; Pedro Novais para a busca de parcerias e recursos nos projetos estratégicos voltados para a pasta; incluindo os programas de capacitação. “Vamos ao ministro discutir a viabilidade de projetos em parceria para incrementar o turismo no nosso estado; como é o caso do Top Tour; voltado para a inclusão social e o turismo nas comunidades”; confirmou. No domingo; o secretário viaja para a Espanha onde participará da Fitur.
Na visita de cortesia; o secretário foi recepcionado pelo vice-presidente do M&E e da FOLHA DO TURISMO; Roy Taylor e pelo diretor de redação; Mario Brizon. Ele estava acompanhado do deputado Marco Antonio Figueiredo. Ázaro adiantou que pretende dinamizar a TurisRio implementando um novo ritmo de trabalho ao órgão e confirmou que haverá mudanças na estrutura atual da secretaria. “Vamos implementá-las gradualmente e no tempo necessário; mas com o dinamismo. No momento estamos tratando de montar a equipe técnica e a ideia é viabilizar projetos para captação de recursos já que a secretaria foi criada sem orçamento próprio e contará com verbas remanejadas de outras áreas neste primeiro momento”; explicou.
@img2@O dirigente confirmou também seus planos à frente da secretaria. “Teremos uma gestão participativa e estou convocando os prefeitos e secretários de municípios com vocação turística para discutir ações conjuntas e a viabilidade de projetos que poderão ser implementados com recursos do Prodetur”; adiantou. Confira; a seguir; alguns dos planos a serem implementados a médio e longo prazos pela nova Setur-RJ:
– Mudança da sede para um local com maior visibilidade; provavelmente um imóvel na Zona Sul da cidade.
– Criação de um portal com um calendário de eventos unificados e exploração das redes sociais como forma de promoção.
– Fomento ao turismo do interior com potencial turístico num raio de até 250 quilômetros dos municípios indutores; que poderão ser beneficiados com projetos e recursos do Prodetur.
– Elaboração de programas de capacitação profissional com a qualificação de 50 mil profissionais/ano utilizando como modelo os programas implementados na Secretaria de Estado de Trabalho e Renda; da qual ele era o titular na gestão anterior do governador Sérgio Cabral.
– Divulgação e promoção do estado junto aos principais destinos emissores explorando o fato de que o Rio ganhou maior segurança com a implantação das UPA’s em algumas das principais comunidades.
– Reativação e criação de postos avançados de promoção. Neste sentido; o secretário confirmou uma reunião com representantes da Infraero para o funcionamento de postos nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont.
– Implementação no turismo do projeto Cidadão Olímpico; de capacitação e qualificação realizado com sucesso na secretaria de Trabalho e Renda.
A entrevista completa pode ser lida na edição nº 168 do jornal Mercado & Eventos.
Veja também uma entrevista em video onde o secretário fala dos seus primeiros planos à frente da nova Secretaria de Estado de Turismo do RJ.
O secretário de Turismo do RJ, Ronald Ázaro, com Roy Taylor do M&E