Em um balanço do ano passado; a Secretaria de Turismo de Minas resumiu 2010 como um ano de Promoção e Apoio à Comercialização do destino nos principais mercados emissores. A Setur incentivou a participação mineira em workshops; realizou roadshows; organizou capacitações aos agentes e operadores de viagens; realizou ações com foco no público final; recebeu operadores e imprensa especializada em viagens de familiarização por Minas Gerais.
Desde 2007; o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 15 milhões nas ações de promoção do Estado. Em 2010; a Setur esteve presente em 115 eventos nacionais e internacionais do turismo. Foram feiras; congressos; rodadas de negócios; workshops e blitz com operadoras de turismo. Nestes eventos; houve também a participação de operadores receptivos de turismo mineiros.
Os destaques em 2010 foram as realizações do 3º Salão Mineiro de Turismo e a participação na Missão Empresarial de Minas Gerais em Xangai; na China; além da presença do Estado na Feira das Américas – Abav 2010.