Câmbio:

Idiomas:

Municípios criam consórcio para restabelecer turismo na Região Serrana

.
.
Os municípios de Teresópolis; Petrópolis e Nova Friburgo; juntamente com o Governo do Estado do Rio de Janeiro; desenvolveram um consórcio intermunicipal que prevê ações para impulsionar o turismo na Região Serrana; que sofreu prejuízos da ordem de R$ 32 milhões em decorrência das fortes chuvas de janeiro. O documento foi apresentado nesta segunda-feira (07/02) ao secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro; Ronald Ázaro; que se reuniu com os secretários municipais de Teresópolis; Michel Al Odeh; de Petrópolis; Charles Rossi; e de Nova Friburgo; José Carlos da Motta.
 
“Serão adotadas ações em comum aos três municípios; que vão desde a promoção; participação em feiras nacionais e internacionais e workshops até a realização de famturs com agentes; operadores e jornalistas. Nosso principal objetivo é conseguir restabelecer o fluxo turístico e a imagem positiva que a região tinha antes desses acontecimentos”; explicou Michel Al Odeh.
 
O Consórcio Intermunicipal Serra Carioca será apresentado ainda nesta semana ao ministro do Turismo; Pedro Novais; para que seja aprovado o aporte de R$ 18 milhões; utilizados para revigorar o turismo na região. “Em reuniões anteriores; o ministro já havia demonstrado sua vontade em ajudar os municípios e havia solicitado que nós formalizássemos esse pedido. Após a aprovação do projeto o início das ações será imediato”; afirmou o secretário Ronald Ázaro.
 
José Carlos da Motta destacou ainda que metade dos recursos serão destinados à recuperação da imagem turística da região; com a produção de folheteria; material promocional; vídeos institucionais e participação em feiras nos principais mercados emissores brasileiros e da América Latina.
 
Uma das ações que será implementada em breve é a distribuição de 30 mil exemplares de folheteria divulgando os três municípios em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). “O material será encartado nas revistas distribuídas aos turistas durante os ensaios técnicos das escolas de samba e no sambódromo no dia dos desfiles”; anunciou Ázaro.
 
“É importante destacarmos a rapidez com a região tem se recuperado. Temos hotéis em Teresópolis que já apresentam 100% de ocupação para o período do Carnaval. Os acessos a região já estão normalizados; assim como grande parte dos equipamentos turísticos e hoteleiros”; finalizou Ronald Ázaro.

Michel Al Odeh, José Carlos da Motta, Ronald Ázaro, Charles Rossi e Anibal Duarte, diretor de Turismo da Fundação de Cultura de Petrópolis

Tópicos relacionados