
O Aeroporto Ben Gurion, principal terminal aéreo de Israel, retomou no último domingo (8) as decolagens de voos internacionais após o início da guerra com o Irã. A operação prevê cerca de 40 voos ao longo do dia, com aproximadamente 2 mil passageiros embarcando no terminal localizado em Tel Aviv.
A retomada das partidas ocorre sob coordenação da administração aeroportuária israelense e envolve companhias aéreas que operam no país. A medida marca a reabertura gradual das operações internacionais após a interrupção provocada pelo conflito.
No terminal, passageiros formaram filas para o check-in, despacharam bagagens e passaram pelos procedimentos de segurança para embarcar nos primeiros voos internacionais desde o início da guerra. Apesar da movimentação, o aeroporto opera com fluxo reduzido em relação ao movimento habitual.
A retomada dos embarques ocorre após iniciativas recentes para restabelecer o transporte aéreo no país. Entre elas está a operação de voos de repatriação organizada por companhias aéreas israelenses.
Na quinta-feira (5), a companhia aérea israelense El Al realizou o primeiro voo de resgate vindo de Atenas, que pousou no Aeroporto Ben Gurion pela manhã trazendo passageiros de volta a Israel.
Limite de passageiros nos voos de Israel

Na sexta-feira (6), a El Al informou que começaria a transportar passageiros com destino ao exterior a partir deste domingo, com limite de até 70 passageiros por voo nas primeiras operações.
A limitação faz parte das medidas adotadas para retomar gradualmente as partidas internacionais enquanto as autoridades monitoram as condições operacionais do aeroporto e o fluxo de viajantes.







