
“Ei pessoal; vem moçada. O Carnaval começa com o Galo da Madrugada”. Foi ao som deste e de outros refrões de frevo que teve início a passagem daquele que é considerado maior bloco carnavalesco do mundo; o Galo da Madrugada; que há mais de 30 anos agita o sábado de Carnaval em Recife (chamado na cidade de Sábado do Zé Pereira). De acordo com estimativas da Prefeitura; a expectativa é de que aproximadamente; 1;5 milhão de pessoas participem da atração; o que significa o equivalente a quase toda a população local; estimada em 1;7 milhão.
“É maior loucura coletiva que eu conheço”; disse o secretário de Turismo de Recife; André Campos ao tentar explicar o que atrai esta verdadeira multidão para o bloco. “Eu não tenho a explicação do que acontece para ter tanta gente na rua ao mesmo tempo. É a tradução da alegria do nosso povo e onde verdadeiramente começa o Carnaval de Recife”; completou.
A presidente da Fundação de Cultura de Recife; Luciana Felix; acredita que o Galo é um dos maiores expoentes da cultura local; especialmente no que diz respeito ao Carnaval. “Ele mostra toda a força da dança; do frevo e da cultura do Recife”; afirmou. Ela ressaltou ainda o maior desafio deste ano; que foi organizar o bloco em um percurso diferente pela primeira vez; já que deixou de passar pela Rua da Concórdia. “Agora o Galo passa pela Rua Dantas Ribeiro que é mais larga para garantir maior conforto e segurança para quem quer aproveitar a festa”; justificou.
Campos falou também sobre o sucesso que está sendo o Carnaval do Recife para o Turismo. Segundo ele; não há mais vagas nos hotéis da cidade e até em municípios vizinhos. “Esperamos que nos cinco dias a cidade recebe cerca de 700 mil visitantes; incluindo aqueles que vem de locais próximos e apenas passam o dia”; frisou.
Para o secretário; o sucesso deste Carnaval se deve principalmente à grande riqueza cultural da festa; que tem tradição em agregar diversos estilos. “Hoje trazemos também algumas atrações de fora e característica multicultural é o que faz o nosso Carnaval; que considero uma das grandes festas brasileiras”; finalizou.
Prefeito João da Costa observa a passagem do Galo da Madrugada