
A senadora Lídice da Mata; que integra a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal também presente à ITB 2011; que acontece em Berlim; concedeu entrevista exclusiva em video ao portal do M&E; onde ela disse que dará continuidade na Comissão das pautas que dizem repeito ao setor as quais trabalhou como membro da Comissão de Turismo e Desporto na Câmara dos Deputados. “É importante termos uma atuação forte para podermos garantir que a comissão não perca o viés de estar sempre tratando do turismo”.
Entre os assuntos em discussão está a estrutura portuária do país; mas também outros a flexibilização do visto para os turistas americanos. “É um país emissor para o Brasil de muita importância e nós precisamos fazer todos os benefícios para que possamos levar mais americanos para o Brasil”; avalia.
Na ITB; onde veio pela primeira vez; a senadora manteve vários contatos; e disse que é muito importante essa proximidade com a Europa e a Alemanha; para a troca de experiências. “A Alemanha significa ;na relação de negócios com o Brasil; 8% do PIB nacional. São relações que precisamos alimentar”. Ela comentou ainda que falou com o cônsul do Brasil em Frankfurt; no sentido de conseguir aumentar em mais um voo da Condor para a Bahia; passando de dois para três por semana. “Isso; no próximo ano; pode ser uma realidade”; acredita.
Sobre a Copa do Mundo; a senadora demonstra preocupação com alguns temas relacionados; especialmente no que diz respeito às condições dos aeroportos brasileiros. “Não podemos chegar na Copa; como no Pan; tendo que fazer obras emergenciais. As obras estão atrasadas nos estádios. Temos grande preocupação com a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras. E me preocupa especialmente os grandes aeroportos brasileiros; que hoje se encontram em crise de infraestrutura e de gestão”.
Ela ressalta que os aeroportos devem se preparar para receber o Brasil que cresce; que ampliou em 27% a demanda por aviões. “A Infraero; como empresa; creio que está chegando no seu limite como modelo de gestão de administração dos aeroportos brasileiros”; criticou.
Veja a entrevista em video.
Senadora Lídice da Mata vai trabalhar pelo Turismo na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal