
As primeiras fases do Plano de Desenvolvimento Turístico do Maranhão (Plano Maior 2020) foram apresentadas ontem (21/03) pela empresa Chias Marketing; responsável pelo projeto; para o Conselho Estadual de Turismo e parte do trade turístico do estado.
Durante a reunião; foram exibidas as expectativas de desenvolvimento do turismo para os próximos dez anos; quais os recursos que serão usados e como o trade e governo estadual podem trabalhar unidos em prol do desenvolvimento turístico.
“Estamos elaborando um plano com base nos 10 polos turísticos; fizemos reuniões em mais de 80 municípios com cerca de 400 empresas turísticas além de entrevistar turistas que estão cada vez mais informados e exigentes. O Maranhão precisa focar em seus principais produtos turísticos”; explicou a consultora Patrícia Sevilha.
Para elaborar o Plano Maior; foram incluídas; pesquisas de dados e informações; elaboração de diagnóstico sobre o setor; identificação de novos atrativos e rotas; implantação de novos programas voltados às causas ambientais; organização e melhoria no sistema de gestão do turismo nos municípios maranhenses.
“Estamos buscando por meio da formatação do plano identificar e mapear ações que possibilitem o avanço do Maranhão no setor turístico nos próximos 10 anos; isso sem dúvida; vai precisar do esforço conjunto do poder público e privado”; concluiu Tadeu Palácio; secretário de Turismo do estado.
O Plano de Desenvolvimento do Turismo do Maranhão deve ser concluído em no máximo 60 dias; quando será entregue ao Governo do estado para sua implantação.
As primeiras fases do Plano de Desenvolvimento Turístico do Maranhão foram apresentadas ontem