
Representantes do Governo da Bahia e empresários dos segmentos ligados ao turismo discutiram ontem (21/03); em Salvador; o planejamento do setor a fim de atrair um número maior de visitantes para o estado durante o mês de junho; período em que é realizado o São João.
De acordo com o secretário; Domingos Leonelli; a ideia do governo baiano é divulgar “a maior festa regional do país” em mercados emissivos como São Paulo; Minas Gerais; Rio de Janeiro; Distrito Federal e alguns estados do Nordeste. “Vamos levar o São João da Bahia às principais feiras de turismo do país e também repetiremos eventos de lançamento nos mercados paulista e mineiro; que concentram a maior parte dos nossos visitantes”; conta.
O objetivo é fazer com que cidades com grandes parques hoteleiros como Salvador; Ilhéus e Porto Seguro sejam estimuladas durante o período de baixa estação. “Enquanto que o interior tem 100% de ocupação; as cidades litorâneas tinham no mês de junho o seu pior mês. Isso começou a melhorar a partir de 2008; quando passamos a encarar o São João como produto turístico e; neste ano; as perspectivas são ainda melhores; pois os nossos festejos vão coincidir com o feriado prolongado de Corpus Christ”; acrescenta o secretário.
Participaram da reunião; além de Leonelli; o diretor de Mercado Nacional da Bahiatursa; Fernando Ferrero e os presidentes de entidades como Abav; Abih; Sindetur; Cluster de Entretenimento; Conselho Baiano de Turismo e Abrasel; além do secretário de Turismo de Porto Seguro; Augusto Jones.
Os empresários destacaram a forma antecipada em que o governo começou a discutir o tema. “Isso é muito positivo para que possamos nos organizar melhor e com isso; trazermos mais turistas para o estado”; ressaltou o presidente da Abav; Pedro Galvão.
Em junho de 2010; a ocupação nos principais hotéis de Salvador foi 6% maior que a taxa medida no mesmo período do ano anterior; de acordo com o Sindicato dos Hotéis; Bares e Restaurantes de Salvador e Litoral Norte (SHRBS).Para este ano; o presidente do SHRBS; Silvio Pessoa; espera um crescimento de 5% e aposta no feriado prolongado e nas promoções para atrair os visitantes.
O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur); Luiz Augusto Leão; defendeu a formação de roteiros juninos para Salvador e entorno e a parceria com operadores de outros estados para organizar as ações de receptivo.
O secretário de Turismo de Porto Seguro; Augusto Jones; afirmou que o município localizado no Litoral Sul baiano participará de todas as ações promocionais em conjunto com a Bahiatursa. Ele estava acompanhado de empresários do segmento hoteleiro ; que também apóiam a iniciativa de vender o São João como produto turistico.
Domingos Leonelli