Segundo o estudo “Securing the Prize for the Middle East”; feito pela soluções de TI da companhia Amadeus; o Oriente Médio deve receber; em 2020; 136 milhões de turistas de todo o mundo.
De acordo com o levantamento; os investimentos na região no segmento de viagens e turismo devem alcançar a marca de quatro trilhões de dólares. Deste total; 86 bilhões estão sendo destinados ao desenvolvimento de aeroportos e sete bilhões investidos no setor hoteleiro; principalmente o de luxo. Uma das principais causas dos altos investimentos são as receitas geradas pelo petróleo; além de outros pontos fortes; como produto interno bruto expressivo; localização estratégica; e especialização dos aeroportos; entre outros.
O estudo apontou também alguns pontos críticos que devem ser considerados pelos setores públicos como a instabilidade social e política da região; e diminuição do ritmo de crescimento da indústria aérea global. Ainda assim; até 2025 o Oriente Médio deve se firmar como o principal destino global de turismo.