A Organização Mundial do Turismo e a Fundação Banesto da Espanha apresentaram hoje; 29/03; em Madri na sede da OMT um acordo de cooperação assinado entre as duas entidades que garante o apoio a projetos de turismo sustentável para a eliminação da pobreza na África.
O acordo tem como objetivo oferecer suporte técnico e financeiro a projetos de negócio turísticos na Etiópia; Moçambique e Tanzania; e; brevemente; deve se estender a outros países do continente africano e também da América Latina. A ajuda; que virá em forma de microcréditos; se destinará; preferencialmente; a iniciativas promovidas por mulheres; associações e cooperativas. Todos os projetos selecionados vão se incorporar a rede Turismo Solidário e Sustentável promovido pela Fundação Banesto.
Durante o encontro; Taleb Rifai; secretário geral da OMT e Antonio Besagoiti; presidente da Fundação; destacaram o potencial do turismo como motor para o desenvolvimento econômico e social de países menos favorecidos e a importância do apoio e assistência a pequenas empresas do setor.