Câmbio:

Idiomas:

Estados Unidos emite mais de meio milhão de vistos por ano no Brasil (veja fotos)

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 08/04/2011 - 14:21

.
.

Só no ano passado; o número de vistos emitidos dos Estados Unidos pelos quatro consulados no Brasil (Rio de Janeiro; São Paulo; Brasília e Recife) passaram de meio milhão. Isso representa 90% dos pedidos; segundo Tanya Salseth; oficial do Consulado Americano no Brasil. “Este início de ano; nosso índice de aprovação de vistos está por volta dos 95%”; garantiu. “Algumas pessoas reclamam da não aprovação dos vistos; mas com centenas de milhares de pedidos; apenas entre 5 e 10% não são aprovados”; continuou.

As informações foram dadas durante o workshop Visit USA 2011; que acontece durante todo o dia de hoje (08/04) no hotel Windsor Atlântica; no Rio de Janeiro. Em entrevista com o MERCADO&EVENTOS; Tanya acrescentou que o número de pedidos vem aumentando exponencialmente. Em 2006; o número de vistos emitidos foi de 247 mil. “Em apenas quatro anos; o número duplicou. A tendência é continuar aumentando”; afirmou. Ainda segundo a oficial; só no Rio foram emitidos 135 mil vistos. “Em São Paulo o número é o dobro; pois há muito mais pedidos. Em compensação; o tempo de demora é maior”; explica.

Quanto à demora para a marcação de entrevistas; Tanya justifica afirmando que os consulados estão no limite do atendimento. Ela conta que o mínimo obrigatório de atendimentos de cada entrevistador consular é 180 por dia; e que ultimamente; no Rio; o número de entrevistas tem ficado em cerca de mil por dia.

Visit USA 2011 – O evento promovido pela Embaixada Americana comemora este ano sua quinta edição com o novo formato; composto por seminários educativos e workshop. Neste ano; 40 empresas compareceram; para um público de 500 agentes.

Dentre os 40 estandes; cinco eram de destinos americanos: Orlando (patrocinados Máster do evento); Tampa Bay; Texas; Geórgia e Philadelphia. Todos foram unânimes em comemorar o crescimento do número de brasileiros em seus territórios. Jane Terra; do Visit Orlando; contou que; de 2009 para 2010; o número de turistas vindo do Brasil cresceu em 25%; enquanto Joseph Walker; do escritório de Turismo da Geórgia; afirmou que o crescimento percebido no estado americano foi de 40%.

Tanya Salseth