
Segundo Jussara Hadad; coordenadora do Visit USA; os brasileiros representam cerca de 30% de todas as viagens para o continente americano. Atualmente; está entre os cinco maiores emissores e em 2010 foram 1.197.866 visitantes. A expectativa é que esse número cresça cada vez mais. O Visit USA aconteceu agora pela manhã no Tivoli Mofarrej; em São Paulo; e contou com cerca de 50 expositores; 15% a mais que o ano passado. Em 2010; o encontro recebeu 700 visitantes; nesta edição a estimativa é que o público supere esse total em 25%.
Durante a coletiva de imprensa; Jussara fez um balanço da evolução no fluxo de turistas brasileiros para o destino e apontou que o crescimento tem sido frequente e constante desde 2004; mas foi em 2010 onde os resultados se mostraram mais extraordinários. O melhor ano já registrado desde então. “Em 2010 foram 1.197.866 visitantes brasileiros no destino; um crescimento de 34;4% em relação ao ano anterior quando registramos 892 mil visitantes”; anunciou. Deste total; 12% das pessoas estiveram no país para business enquanto 86;4% a lazer; crescimento de 27% e 36%; respectivamente. A estimativa para o ano de 2011 é de um crescimento entre 20 e 30%; segundo Jussara.
Diante desses números; ela lembrou a importância que o Brasil tem exercido sobre os fornecedores americanos. “A estatística mostra um crescimeno extraordinário nos últimos anos e que continuará por muito tempo; por isso; muitos destinos amercianos estão investindo em promoção no país”; disse. Entre os turistas que mais gastam no destino; os brasileiros também ganham destaque. O Brasil está em quinto no ranking gastando em média US$ 5;9 bilhões; sendo as compras o principal gosto dos brasileiros (87%) seguido pelos parques temáticos; museus e shows. E entre os destinos mais procurados nos Estados Unidos estão: Flórida – que no ano de 2010 recebeu 400 mil brasileiros; 25% de crescimento; Nova York e Illinois.
Para Dilson Verçosa; diretor da American Airlines no Brasil; o crescimento no fluco de brasileiros para os Estados Unidos é refleto do bom desempenho da economia brasileira. “Tenho certeza que iremos ultrapassar os números do último ano”; disse. Segundo Verçosa; na última temporada a AA teve seu recorde de voos entre Brasil-EUA. No total foram 77 frequências semanais. O diretor ainda anunciou que a partir de 9 de junho; a AA lançará o novo voo Brasília-Miami e no mesmo mês inaugurará mais cinco voos semanais entre SP-Dalas; além dos voos diários já operados. O diretor revelou também que há intenção de criar novas rotas ainda este ano. “Estamos aguardando autorização para 24 novas frequências para este ano e mais outras para 2012”; declarou.
Vistos – Segundo Marie Damour; Cônsul Geral da Embaixada dos Estados Unidos da América; o número de visitantes brasileiros no destino é muito interessante e o objetivo é que este ano os serviços consulares tenham uma representativa melhora. “Sabemos o quanto é difícil e demorado para conseguir o visto; ainda mais para famílias de cidades onde não há o consulado americano. O aumento de validade para dez anos já facilitou; mas ainda assim não é o ideal”; disse. Atualmente; 30 oficiais do consulado processam cerca de quatro mil vistos por dia. “Queremos este ano treinar novos consulares para melhorar o atendimento aos solicitantes e com isso aumentar o número de vistos emitidos”; completou.
Jussara Hadad e Jane Terra