Câmbio:

Idiomas:

Regulamentação será eixo de atuação do MTur para a Copa

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 13/04/2011 - 17:32

A regulamentação dos prestadores de serviços turísticos será um novo eixo de atuação do Ministério do Turismo (MTur) tendo em vista a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Para preparar o país para o mundial o MTur já atuava em quatro eixos: promoção; qualificação; infraestrutura e hotelaria.

O Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) conta atualmente com 40 mil cadastrados. O cadastro é uma obrigação legal para determinadas categorias de prestadores de serviços turísticos; segundo a Lei do Turismo n° 11.771/08.

Na área de qualificação; o MTur conta com o Bem Receber Copa. Por meio do programa; 306 mil profissionais das áreas de hospedagem; alimentação fora do lar; Turismo de Aventura; receptivo; locadoras de veículos e companhias aéreas; serão qualificados até 2013.

Já para hotelaria; o MTur articulou linhas de crédito para reforma; ampliação e construção de novos meios de hospedagem. Este ano as linhas; com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos Fundos Constitucionais; somam R$ 2;3 bilhões.

Para incrementar a infraestrutura turística do país; o MTur conta com recursos do orçamento e do Prodetur Nacional. No período de 2003 a 2010; os investimentos do MTur; em infraestrutura turística; foram da ordem de R$ 7;6 bilhões. Além disso; a campanha O Brasil te chama; celebre a vida aqui do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur); continua divulgando o Brasil no exterior.