
A Latam Brasil anunciou nesta segunda-feira (8) um novo processo seletivo para contratação de comandantes que irão operar o Embraer E195-E2, aeronave que passará a integrar a frota da companhia a partir do último trimestre de 2026. Como parte da seleção, a empresa oferecerá um bônus de contratação de R$ 160 mil, pago em parcela única aos profissionais admitidos. As inscrições estarão abertas entre 10h50 de 8 de junho e 21h59 de 28 de junho, por meio da página Trabalhe Conosco da companhia.
“A chegada dos Embraer E195-E2 representa mais um importante passo na estratégia de crescimento sustentável da Latam no Brasil. Estamos em busca de profissionais altamente qualificados, com sólida experiência operacional e alinhados às nossas guias culturais, como segurança e foco no cliente”, afirmou Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da Latam Brasil.
Requisitos da Latam para participação

Os candidatos devem ser brasileiros ou naturalizados, possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido e passaporte brasileiro válido. Também é exigida experiência mínima de 5 mil horas de voo em linhas aéreas regulares sob RBAC 121 ou equivalente.
Desse total, os profissionais devem comprovar ao menos 3 mil horas de voo em aeronaves a jato, independentemente do modelo ou função exercida, além de no mínimo 500 horas como piloto em comando em aeronaves similares ou maiores que o Embraer E195-E2. A companhia também exige carteira válida para aeronaves da família E-Jets E1 ou E2, ou experiência recente no equipamento nos últimos três anos.
Entre os diferenciais avaliados no processo estão IFR válido, visto americano B1/B2 válido, ensino superior completo e certificação ICAO nível 4 ou superior válida no momento da inscrição.
Flexibilização da exigência de ICAO
De forma excepcional e exclusiva para esta seleção, a Latam permitirá a participação de candidatos que ainda não possuam certificação ICAO 4 ou superior válida. A medida foi adotada em função do cronograma de incorporação da nova frota.
De acordo com a Latam, os profissionais eventualmente contratados nessa condição deverão obter a certificação dentro do prazo que será definido posteriormente. A empresa também orienta os candidatos a preencherem corretamente todas as etapas do formulário de inscrição e acompanharem as comunicações pelo e-mail informado no cadastro, que será o canal oficial utilizado durante todo o processo seletivo.
Com mais de 23 mil funcionários, incluindo 2,6 mil pilotos e 5,6 mil comissários de voo, a empresa Brasil afirma ser atualmente a maior empregadora do setor aéreo nacional.







