Em 2010 cerca de 641 mil norte-americanos vieram ao Brasil; colocando os Estados Unidos na segunda posição dos países que mais enviam turistas ao Brasil; perdendo apenas para Argentina; que no mesmo ano enviou 1;2 milhão de turistas. Aproveitando o número de norte-americanos no país; o presidente da Embratur; Mário Moysés; anunciou que o órgão intensificará as ações naquele país.
Sem entrar muito em detalhes do que e quando vai ser feito; Moysés lembrou que a Embratur está olhando atentamente para aquele mercado e que pretende aumentar este número.
Apesar do número tímido de turistas estrangeiros no Brasil em comparação com outros mercados; como México e Malásia que recebem anualmente mais de 20 milhões; ele voltou a afirmar que comparar o Brasil com esses países é uma covardia: “A França recebe mais de 30 milhões de turistas porque está próxima a grandes centros; como Espanha; Alemanha e Inglaterra. O mesmo acontece com o México que tem os Estados Unidos como vizinho. Por isso que além dos Estados Unidos vamos focar também na América do Sul”; afirmou.
Segundo ele; a América do Sul foi a responsável direta pelo crescimento no número de turistas no país em 2010 e destacou Uruguai e Chile; que passaram a ocupar a 4ª e 6ª posições no ranking de países emissores; respectivamente – em 2009; eram o 6º e o 11º.