O Programa Aventura Segura criou o Manual de Boas Práticas Aventura Segura – Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura. O objetivo é orientar empresários e profissionais que trabalham com o Ecoturismo e o Turismo de Aventura sobre as práticas acessíveis (acessibilidade) a pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida; para atender a demanda gerada por esses clientes.
O manual é; também; uma ferramenta para a adaptação dos recursos e serviços das atividades de Turismo de Aventura; com base na Norma Técnica “ABNT NBR 15331 – Turismo de aventura – Sistema de gestão da segurança – Requisitos”.
Mercado em expansão – Questionários e análises mostram que; mesmo com alguma deficiência ou limitação; muitas pessoas têm o interesse ou já praticaram atividades de Ecoturismo e Aventura. O principal impedimento está na carência de produtos e serviços acessíveis.
O material apresenta; de forma simplificada; informações e características das pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida. O programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional; com execução da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O download da publicação está disponível aqui.