No Brasil; anualmente são realizadas 8;1 milhões de viagens domésticas com finalidade religiosa. O país recebe; ao ano; 25 mil turistas estrangeiros movidos pela fé. Segundo dados preliminares do mapeamento do Turismo Religioso; realizado pelo Ministério do Turismo (MTur); existem no país 344 municípios com oferta de Turismo Religioso. Desses; 177 possuem calendário de eventos religiosos.
“As festas religiosas são fortes expressões da cultura brasileira. O Brasil é o maior país católico do mundo. Essas características podem e devem ser usadas em nosso favor para atrair turistas”; ressaltou a secretária nacional de Políticas de Turismo; Bel Mesquita.
Destinos da fé – O Brasil conta hoje com destinos já consolidados no segmento de Turismo Religioso. O Círio de Nazaré; em Belém (PA); por exemplo; reúne mais de 1;5 milhão de pessoas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. O evento é considerado uma das maiores festas religiosas do mundo. Juazeiro do Norte (CE) recebe cerca de 2 milhões de devotos do padre Cícero por ano.
Aparecida (SP) conhecida como a capital das romarias. Já no Sul do país; Nova Trento (SC); cidade de Madre Paulina – beatificada pelo Papa João Paulo II; em 1991 – atrai cerca de 20 mil peregrinos por mês. Além disso; as cidades barrocas mineiras e baianas; como Ouro Preto; Mariana; Congonhas do Campo e Salvador; também recebem turistas motivados pela fé.