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Brasil cai sete posições em estudo de competitividade turística

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Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 26/04/2011 - 15:16

Um estudo realizado pela Booz & Company sobre a competitividade de 139 países na indústria do turismo internacional apontou que o Brasil – antes na 45ª posição no ranking de 2009 -; caiu sete colocações no ranking de 2010; ficando hoje a 52ª posição.
 
A queda da posição do país no ranking se deu principalmente pelos seguintes fatores: problemas de infraestrutura; falta de segurança; falta de mão de obra qualificada; além de deficiência na regulamentação do setor.
 
A pesquisa também revelou que o Brasil é o número um no ranking de riquezas naturais; concentrando a maioria de lugares que são considerados patrimônio da humanidade. O Brasil também ficou bem posicionado (entre os 30 melhores) nos quesitos sustentabilidade ambiental e recursos culturais. Além disso; mesmo sendo considerado inseguro; o Brasil também melhorou 48;3% a sua condição em segurança.
 
O estudou também mostrou que há muito potencial para o desenvolvimento da indústria do turismo no país; e que esse crescimento deve acontecer rapidamente devido aos grande investimento em infraestrutura de turismo que o governo está realizando para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016; grande investimento de redes internacionais de hotéis no país e o fechamento de um acordo de ‘Open Skies’ entre o Brasil e a União Européia.     
    
A pesquisa analisou 14 itens entre recursos naturais e culturais; infraestrutura aeroportuária e terrestre e segurança. A cada um deles é atribuída uma nota e; depois; é calculada uma média geral por país. O primeiro colocado; pelo segundo ano consecutivo; foi a Suíça e o último colocado foi o Chade; também pelo segundo ano.
 
Na América Latina; o país melhor posicionado no ranking é o México. Segundo a pesquisa; o México possui um turismo considerado bom e barato pelos turistas dos Estados Unidos e tem investido de forma constante em sua infraestrutura de turismo. Isso faz com que a procura pelos destinos no país seja muito grande tanto por turistas norte-americanos quanto por turistas de outras partes do mundo.