Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Audiência da CDR discute baixo investimento em infraestrutura de transportes

.

.

O baixo investimento em infraestrutura e a ausência de planejamento para o setor de transportes ameaçam o crescimento econômico do País. A advertência foi feita ontem (04/05); em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR); presidida pelo senador Benedito de Lira; por especialistas ligados ao ramo.

“A finalidade dessas reuniões é analisar as ações do governo para melhorar a eficiência da logística; inclusão digital; guerra fiscal e logística Aeroportuária e; assim; darmos nossa contribuição” comentou Benedito de Lira.

De acordo com o coordenador-geral de Planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transporte; Luiz Carlos Ribeiro; a origem dos problemas estava nos baixos investimentos do país em infraestrutura de transportes; que foram reduzidos de 1;8% do produto interno bruto (PIB) na década de 70 para apenas 0;2% do PIB em 2002.

O que se pretende; segundo o coordenador; é reduzir; no transporte de cargas; o predomínio do uso de rodovias; dos atuais 58% para 30% em 2025. O Plano Nacional de Logística e Transporte prevê que 35% das cargas passariam a ser transportadas por ferrovias e 29% por aquavias – hoje; a participação é respectivamente de 25% e 13%. Com base nele; o governo projeta investimentos de R$ 428 bilhões no período de 2008 a 2025

Segundo Ricardo Portella Nunes; coordenador do conselho de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs); o Brasil ainda tem uma das piores infraestruturas de logística; comparado aos demais países do Bric; os Estados Unidos e o Canadá.

A advertência foi feita na audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo

Receba nossas newsletters