Os motoristas que passaram pela Esplanada dos Ministérios; no final da tarde de quarta-feira; foram surpreendidos por uma revoada de balões e mensagens de incentivo às denúncias contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes; pelo Disque 100. Os balões marcaram o fim da mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual.
“Turismo; sim. Exploração sexual; não. O Ministério do Turismo está comprometido com a garantia dos direitos das crianças e jovens e convida toda a cadeia turística a fazer o mesmo.” Essa foi a mensagem que a secretária Nacional de Políticas de Turismo; Bel Mesquita; deixou durante o encerramento da mobilização.
Durante a tarde; representantes do MTur e cerca de 80 alunos de cursos de Turismo da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec) entregaram panfletos e adesivos de sensibilização aos motoristas e pedestres; que passaram pela Esplanada dos Ministérios; pedindo o fim da exploração. No total; cerca de 4 mil pessoas receberam o material.
Outra iniciativa do programa é o Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo; que tem foco na Copa de 2014. Em 2010; o projeto já formou mais de 390 multiplicadores; nas 12 cidades-sede.