
Teve início hoje em Lisboa; o circuito de workshops que a Secretaria de Turismo de Porto Alegre; em parceria com o Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau; realiza para divulgar a capital gaúcha como destino para turistas europeus. O circuito começou por Portugal; já que a partir do dia 12 de junho iniciam a ligação direta Lisboa-Porto Alegre pela Tap. O encontro ocorreu no Hotel Altis Belém com a presença de agentes de viagem; operadores turísticos e os principais veículos de comunicação portugueses.
Na abertura do evento; o vice-presidente da Tap; Luiz Mór; enfatizou a importância da nova rota sem escalas ou conexões. Para Mór; a capital dos gaúchos esteve muito tempo fora do roteiro dos europeus; “mas com a criação do novo voo este quadro deve mudar; uma vez que Porto Alegre será a porta de entrada para o Mercosul e; Lisboa; a entrada de turistas do Sul do Brasil para a Europa”.
A apresentação do projeto de promoção turística de Porto Alegre foi feita pelo secretário de Turismo de Porto Alegre; Luiz Fernando Moraes; que ressaltou os diferenciais competitivos da capital; com destaque para a história dos gaúchos; as influências europeias e as diferenças da cultura do Rio Grande do Sul em relação às demais regiões do Brasil.
Os participantes conferiram um painel que mostrou um panorama do Estado em relação a características geográficas; comerciais; climáticas; culturais e do estilo de vida dos gaúchos. Em uma exposição da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-RS); Rita Vasconcelos; conheceram as diversas possibilidades de pacotes turísticos para Porto Alegre e demais destinos turísticos do Rio Grande do Sul.
O road show prossegue com dois novos workshop em Barcelona; dia 1º de junhoe; e Madri; dia 3; para agentes de viagem operadores e imprensa especializada espanhois.
Luiz Fernando Moraes, secretário de Porto Alegre, fala da cidade em Lisboa