A Embratur apoiou a realização de uma press trip para cinco jornalistas portugueses do canal de TV pública de Portugal, a Radiotelevisão Portuguesa (RTP), com o objetivo de estimular a divulgação dos destinos turísticos brasileiros em Portugal. Os profissionais já estão no Brasil e permanecerão aqui até 13 de outubro, quando completam 100 dias de visitas a oito estados brasileiros: Rio Grande do sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Maranhão.
A equipe da RTP 2, segundo programa mais visto do canal, vai registrar imagens que ilustram os cinco segmentos turísticos existentes no Brasil, que são Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Cultura, Negócios e Eventos e Esportes . “Além de promover os destinos de acordo com seus atrativos mais marcantes, a iniciativa representa a chance de intensificar a promoção turística de algumas das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O resultado da visita desses profissionais poderá ser apreciado pelos portugueses durante a exibição do programa “Destinos Desconhecidos”, uma série de 12 episódios, com duração de 30 minutos cada. Esses capítulos vão mostrar, além dos destinos mais conhecidos, alguns pontos turísticos do interior dos estados. “A promoção de destinos turísticos que estejam nos arredores das cidades-sede está alinhada ao objetivo da Embratur”, diz Dino. Para ele, o trabalho de promoção para a Copa tem foco não somente na atração do turista internacional para os jogos, como também no estímulo à visitação de outras localidades e no aumento da permanência desse visitante no Brasil.