
Por motivos políticos, o governador do Paraná, Beto Richa, mudou o comando da Secretaria de Turismo do Estado com a indicação do administrador e economista Jackson Pitombo Cavalcante Filho, que vai assumir o cargo na próxima segunda-feira (20/08). Jackson entra no lugar de Faisal Saleh, que informou ao MERCADO & EVENTOS, com exclusividade, que não houve acordo prévio para a mudança.
“Tenho um perfil absolutamente técnico. Nunca estive envolvido em política eleitoral e isso contribuiu para essa situação. Foi uma decisão absolutamente política. Perde o Turismo do Paraná e perde o Turismo brasileiro”, declarou Faisal ao M&E, e completou: “O turismo ocupou espaços nunca ocupados e estava mudando culturas, construindo diálogos e grandes articulações”.
Para ele, é preciso valorizar o Turismo da mesma forma como a atividade é percebida em outros países, desenvolver o Turismo de Negócios e Eventos e prestar mais atenção a áreas como o Litoral do Paraná, “joia que precisa ser lapidada”, nas palavras dele. Ele ressaltou ainda a importância do diálogo entre Turismo e outras áreas, principalmente a Ambiental, para que a atividade se fortaleça.
“Me sinto plenamente com dever cumprido. O governo ainda me quer como parte da equipe. Mas, dada a forma como as coisas aconteceram, sem acordo prévio, não sei se será possível”, afirmou ele, que vai continuar a se dedicar ao Turismo.
De acordo com nota divulgada pelo governo do Paraná, o novo secretário interino do Turismo, Jackson Pitombo Cavalcante Filho, é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Tecnologia da Informação. Ele já foi diretor-geral da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e membro do Grupo de Trabalho que idealizou e implantou o Programa de Microcrédito do Estado do Paraná/Banco Social. Foi diretor de Operações Especiais da Agência de Fomento do Paraná, diretor-geral da Educon – Educação Continuada e vice-presidente financeiro do Movimento Pró-Paraná entre 2009 e 2011. Atualmente, exercia a consultoria sênior da Costaguerra Engenharia Ltda.
Segundo o Governo do Paraná, para o novo secretário o principal objetivo da pasta será fazer a aproximação entre todos os setores que participam do processo turístico no Paraná. “A ideia é dar um estímulo muito grande a atividade turística e colocar o Paraná no lugar que ele merece. Não há município do Estado que não tenha algum atrativo que possa virar projeto”, afirmou em nota.
Confira no texto em anexo declaração enviada por Faisel Saleh sobre as atividades promovidas e outras que seriam realizadas futuramente. Veja também o relatório de ações da Secretaria 2011-2012.
Pamela Mascarenhas