Neste domingo (9), aconteceu a 11ª edição da Parada do Orgulho Gay da Bahia, no Centro de Salvador, que este ano passou a ter um formato diferente, agregando uma programação especialmente destinada do público LGBT durante uma semana. A Parada Gay é uma iniciativa do Grupo Gay da Bahia (GGB) e tem o apoio do Governo da Bahia por meio das secretarias de Turismo (Setur), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Bahiatursa.
Pela primeira vez, a Parada do Orgulho Gay da Bahia deixou de ser um evento único e passou a integrar a Semana da Diversidade, com programação cultural que incluiu seminários, exposições, festival de cinema, performances, feiras culturais e de negócios e música, dedicado ao público LGBT, aconteceu de 1º a 9 de setembro, em Salvador.
A Semana foi formatada pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) e Governo da Bahia, que desenvolve políticas para consolidar a imagem do Estado como destino Gay Friendly.
“Somos parceiros do Grupo Gay da Bahia, e esta é a primeira vez que formatamos o evento como um produto turístico, e assim foi criada a Semana da Diversidade, que inclui vasta programação cultural e ajuda o visitante interessado no turismo GLBT a ficar na cidade mais dias, além da Parada”, explicou Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa.
Já Cássia Magalhães, superintendente de Serviços Turísticos da Setur, área responsável pela realização de capacitações voltadas ao Turismo, destacou as qualificações realizadas com a Polícia Militar e com o trade para a divulgação da Semana da Diversidade e acolhimento dos turistas.
“Queremos receber bem e por mais tempo esse público que ajuda a movimentar a nossa economia. Eles têm muito interesse na nossa história, na nossa cultura e como normalmente não têm filhos, costumam ter um alto nível de consumo durante as viagens. Nas qualificações prévias à Semana da Diversidade, além dos oficiais e soldados da PM, nós incluímos guias de Turismo, recepcionistas e gerentes de hotéis, qualificando-os para atender às necessidades dos visitantes que vêm especialmente para esse grande evento”, contou a gestora.
Filipe Cerolim