As cidades de Laranjeiras e São Cristóvão receberam investimento de R$ 16 milhões pelo projeto do Governo Federal, Programa Monumenta, para melhorar pontos turísticos e realizar reformas e obras de infraestrutura.
“A cidade que tem tanta coisa para mostrar como a igreja e a Praça São Francisco, que são reconhecidas mundialmente, temos sobrados, casas antigas, ruas, ladeiras, becos, e tudo que conta a história daqui. Os grupos folclóricos estão prontos e arrumados para receber os turistas, além disso, ultimamente tivemos a reforma da Igreja Matriz e muitas outras que beneficiam nossa cidade”, disse Aglaé Fonteos, Secretária de Cultura da cidade de São Cristóvão.
De acordo com a arquiteta da Emsetur, Luciana Machado, com o investimento feito nas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, houve a possibilidade dos próprios moradores começarem a investir em pequenos negócios, preparando assim a cidade para receber os turistas que a visitam.
Em Laranjeiras, onde foram investidos cerca de R$7 milhões para restaurar seus monumentos e espaços públicos, foram construídos também o Bureaux de Informações Turísticas. O espaço é um balcão de informações e um lugar onde podem ser encontrados a Secretária de Cultura da cidade e a Secretária de Turismo.
Para Irineu Fontes, Secretário de Cultura de Laranjeiras, a cidade possui muita beleza e cultura. “Foram reconstruídos vários prédios e monumentos da cidade e hoje ela está ainda mais bonita, seus grupos folclóricos estão mais organizados e recebemos diversas obras que beneficiam o turismo, como o Quarteirão do Trapixe e um centro comercial com 24 lojas”, informou.
Filipe Cerolim