Um grupo de representantes de operadoras de Turismo do Uruguai está no Brasil desde o último dia 18, e ficam até 23 de outubro para conhecer os atrativos turísticos e a infraestrutura do Estado de Alagoas. A iniciativa, última etapa da parceria entre a Secretaria de Turismo de Alagoas e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), busca qualificar e capacitar os agentes de Turismo estrangeiros para aumentar a comercialização dos produtos turísticos brasileiros nos catálogos internacionais. Profissionais da Argentina, Chile e Portugal já participaram da ação, que teve início em abril deste ano.
Segundo o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, “O intuito dessas caravanas é dar oportunidade para os profissionais que já vendem destinos brasileiros de visitarem novos roteiros que poderão ser comercializados”. Por isso, a programação do grupo uruguaio envolve visitas técnicas a hotéis, encontro de negócios e passeios aos destinos que fazem do estado um famoso roteiro turístico de Sol e Praia, como Maragogi, Praia do Francês e Barra de São Miguel. Os convidados também poderão apreciar as manifestações culturais de Alagoas, como o tradicional artesanato das rendeiras.
O Uruguai, considerado um país prioritário de acordo com a classificação do Plano Aquarela, é o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil. Só no ano passado, 261.204 mil visitantes uruguaios entraram no país. As ações da Embratur visam intensificar a divulgação dos destinos nacionais nesse mercado tão importante e assim contribuir para o aumento da entrada desses turistas no Brasil.
Filipe Cerolim