A largada para o Rally Dakar em 2013 será no dia 5 de janeiro, em Lima. O evento percorrerá ainda as cidades peruanas de Ica, Pisco, Nazca, Arequipa e Tacna. Esta será a 5ª edição do rali na América do Sul.
Para o Rally Dakar estima-se a presença de mais de 4000 pessoas, incluindo técnicos, mecânicos e pessoal de apoio, além da presença de cerca de 260 equipes de mídia credenciadas.
O Peru oferece diversos cenários para a competição que mistura aventura e emoção à flor da pele, entre eles estão floresta tropical, deserto, praia, montanha, além de culinária diversificada.
A gastronomia peruana é resultado de uma mistura de tradições nativas indígenas e de costumes vindos dos imigrantes. E em Lima, que teve o centro da cidade declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991, estão todos os sabores do país: da Amazônia peruana a Cordilheira dos Andes, de norte a sul. O ceviche, o arroz com frutos do mar e as vieiras são os pratos de consumo de massa. Mas há também pratos exclusivos, como lomo saltado (fatias de lombo com cebola, pimentão e outros temperos), de influência chinesa.
Filipe Cerolim