Câmbio:

Idiomas:

Europeus viajarão mais em 2013, de acordo com relatório da ITB

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 26/11/2012 - 13:05

O ITB World Travel Trends Reports indicou um crescimento nas viagens de e para a Europa em 2013. De acordo com ele, o número de viagens dos europeus da região Norte permanece estável, enquanto os europeus do Sul estão menos interessados em viajar, afetados pela crise financeira. O relatório aponta, no entanto, que os europeus viajarão mais em 2013 e que a Europa pode esperar uma maior chegada de turistas. A pesquisa foi compilada pelo IPK International e comissionada pela ITB Berlim.

A previsão do relatório é que as viagens realizadas pelos europeus cresça entre 1% e 2%; dos russos, 9%; e do Reino Unindo e Alemanha, 5% e 3%, respectivamente. Entre os europeus, 28% declararam que pretendem viajar mais em 2013 e 21% querem viajar menos. O relatório também revelou que cresceu o interesse dos europeus por destinos distantes – viagens de longa distância aumentaram em torno de 4%. Os que mais se beneficiaram com essa tendência foram as Américas do Sul e do Norte e a região do Pacífico asiático, onde o Turismo interno cresceu 25 e 8%, respectivamente.

Este ano, o número de permanência e gastos nos destinos pelos europeus cresceu em torno de 2%. Ao mesmo tempo, os padrões de viagem dos mesmos mudaram – férias na praia caíram 1% enquanto city tours cresceram 14%. Viagens entre uma e três noites aumentaram 10% e viagens a negócios cresceram 8%.

Portugal, Espanha e Itália se beneficiaram de um crescimento nas viagens a partir do leste europeu. A Itália registrou um aumento no Turismo receptivo de 2% e uma maior presença de turistas russos e poloneses. Esses números ajudaram a neutralizar a ligeira queda de turistas vindos da Alemanha e do Reino Unido. Da mesma forma, Espanha e Portugal também notaram um acrécimo de 3% no Turismo receptivo.

Pamela Mascarenhas