Câmbio:

Idiomas:

Maranhão comemora bom ano para o setor turístico

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 27/12/2012 - 12:51

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) fechou o ano de 2012 com saldo positivo na promoção, desenvolvimento e comercialização do Maranhão como destino turístico tanto no Brasil quanto em diversos países da América do sul e Europa. De acordo com o Secretário de Turismo, Jura Filho, dois grandes projetos de capacitação para empresários e para profissionais e estudantes da área foram desenvolvidos.

“Capacitamos mais de 300 profissionais e alunos com o projeto “Meu Negócio pode ser Turismo” que percorreu vários polos turísticos. Em parceria com o Sebrae levamos ao alcance dos empresários em treze municípios turísticos, qualificação empresarial que beneficiou 280 equipamentos turísticos”, explicou.

Ações de Sensibilização

Durante o ano, a Setur também trabalhou a sensibilização junto ao trade turístico com a campanha estadual de Turismo Sustentável de Infância, o TSI. A ação que percorreu hotéis, pousadas, bares e similares durante o carnaval, período junino e férias alertou quanto o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Promoção Turística

Em 2012, o Maranhão participou de 12 feiras nacionais, 04 internacionais além de 03 feiras regionais, realizou 04 famtour e captou ainda 03 ventos, a exemplo da BNTM, Rally dos Sertões e Skal Internacional.

Foram cerca de 136 mil atendimentos ao longo de todo o ano em feiras nacionais e ainda realização de workshop para operadoras e agentes de viagem. Em âmbito internacional foram aproximadamente 15 mil atendimentos voltados exclusivamente a profissionais dos mercados europeu, América do sul, Estados Unidos e Japão, além de 200 jornalistas atendidos durante as ações.

Filipe Cerolim