Neste sábado, dia 12, a cidade de Belém, capital do Pará, comemora seus 397 anos. Para festeja a data, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), além de ações de fortalecimento da promoção e divulgação de Belém como o portão de entrada da Amazônia junto a agentes de viagens, operadores de Turismo e a mídia, também reforçou o receptivo aos turistas que chegam através do Aeroporto Internacional de Belém, onde um Posto de Informações Turísticas disponibiliza informações em vários idiomas e material informativo do Pará.
Para receber com festa os 1.200 turistas alemães que desembarcam do navio Aida na Estação das Docas na manhã deste sábado, em plena programação de aniversário da cidade, a Paratur firmou uma parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
A presidente da Paratur, Socorro Costa, justifica o investimento que tem sido feito para receber de forma diferenciada os turistas de cruzeiros, que mesmo em curtas passagens por Belém e Santarém contribuem com a economia local, já que visitam os principais atrativos turísticos e compram muitos produtos.
“A atual temporada de cruzeiros começou em outubro de 2012 e segue até maio deste ano, com a passagem de navios principalmente da Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Caribe. Belém receberá 23 navios que somam 18.300 turistas. Santarém receberá 45 navios que totalizam 28.164 turistas. Temos aí um total de 68 navios, 46.464 turistas, cujo gasto médio individual é de US$ 150 o que nos dá uma expectativa de receita na temporada de mais de R$ 14 milhões”, afirma Socorro, ao lembrar que o esforço da Paratur para divulgar Belém acontece ao longo de todo o ano.
“Desta forma, aproveitando os investimentos que a cidade deve receber tanto do estado quanto da nova gestão municipal, a Paratur se prepara para que Belém chegue aos 400 anos como a principal referência enquanto destino turístico da Amazônia”, complementa a gestora da Paratur.