O furacão Debby atingiu a costa da Flórida na manhã desta segunda-feira, inundando ruas e causando quedas de energia generalizadas. Depois de mais de três horas se movendo pelo norte do estado, Debby foi rebaixado para uma tempestade tropical com registros de ventos a 1202km/h, de acordo com a atualização do Centro Nacional de Furacões, às 11h pelo horário local.
A estimativa é que enquanto ela avança em direção à Geórgia e à Carolina do Sul, siga causando danos catastróficos nos próximos dias. Autoridades estaduais relataram que árvores foram arrancadas e postes derrubados com a força dos ventos. É estimado que mais de 250 mil residências e empresas em todo o norte da Flórida estejam sem energia elétrica.
Enquanto isso, os meteorologistas disseram que os ventos fortes podem gerar tornados, enquanto a tempestade pode passar dos 3 metros em algumas áreas.
De categoria 1, está a quarta tempestade nomeada do que se espera ser uma temporada histórica de furacões, com ventos de 128km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.
Em resposta ao evento, o governador da Flórida, Ron DeSantis, mobilizou 3.000 soldados da Guarda Nacional e emitiu ordens de emergência para a maioria das cidades e condados do estado. Evacuações obrigatórias foram ordenadas em várias áreas costeiras, enquanto mais de 17.000 trabalhadores foram preparados para restaurar a energia após a passagem da tempestade.
Debby também está causando grandes transtornos no transporte aéreo, com mais de 2.200 voos cancelados e 5.200 atrasos em todo o país até domingo, segundo o site de rastreamento FlightAware. As principais companhias aéreas, como American Airlines e JetBlue, foram as mais afetadas, e várias delas estão oferecendo isenções de taxas de alteração devido ao clima.
O impacto da tempestade também atingiu o setor de cruzeiros, forçando mudanças nos itinerários de diversas embarcações. O Carnival Elation retornou a Jacksonville um dia antes do previsto, enquanto o Symphony of the Seas da Royal Caribbean cancelou uma parada em Port Canaveral, optando por passar o dia no mar.