Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Embratur lança Desafio de Turismo Gastronômico na Fitur

Marcelo Freixo presidente da Embratur e1706114641274 Embratur lança Desafio de Turismo Gastronômico na Fitur

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

Presente na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) lançou durante o encontro profissional o primeiro Desafio de Turismo Gastronômico EmbraturLAB, projeto que visa encontrar startups que proponham soluções para mapear rotas turísticas gastronômicas e impulsionar essas rotas e outros produtos e serviços ligados à modalidade de turismo.

O desafio é uma parceria entre o EmbraturLAB, que é o laboratório de inovação da Embratur, e a Organização Mundial de Turismo (OMT), órgão especializado da ONU. Com o mapeamento e a promoção de rotas e produtos brasileiros de turismo gastronômico, o projeto vai fortalecer comunidades e promover desenvolvimento sociocultural e econômico nos municípios brasileiros, além de projetá-los no exterior, atraindo mais turistas internacionais.

“Gastronomia é identidade. Ela representa a diversidade da cultura brasileira. Cada região, cada estado tem sua culinária, o que é um ativo central para atrair mais turistas”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A Embratur e a OMT trabalham juntos também para criar indicadores que ajudem o Brasil a acompanhar o desenvolvimento dos destinos turísticos. São medidores para verificar áreas como sustentabilidade e geração de empregos, por exemplo. As soluções propostas pelas startups terão de abordar as necessidades da Embratur relacionadas ao mapeamento e seleção de experiências turísticas gastronômicas adequadas para o público turista brasileiro e estrangeiro. Entre os objetivos do concurso está identificar e dar visibilidade a soluções inovadoras que podem ser incorporadas ao setor turístico como inovações institucionais a partir da disseminação das práticas e conhecimentos técnicos.

“O desafio é uma parceria com a Embratur e estamos muito felizes com esse lançamento conectando gastronomia e inovação”, afirmou o Coordenador de Inovação, Educação e Investimentos da OMT, Peter Janech. O calendário do desafio pode ser acessado por este link.

Desafio Embratur: Inscrições

As inscrições para o desafio da Embratur serão abertas nesta sexta-feira (26) e vão até 1º de março. A primeira etapa do projeto, de pré-seleção das startups habilitadas, acontecerá entre o dia 1º e o dia 5 de março com a publicação das selecionadas para o Pitch Day no dia 6. Na sequência, a Embratur abrirá um período de quatro dias para recursos, do dia 6 ao 10, com as respostas aos recursos nos dias 11 e 12 de março. O Pitch Day acontecerá no dia 13 do mesmo mês e a publicação dos vencedores do desafio será no dia 20, por e-mail e pelo site oficial do desafio.

Também está previsto no projeto “estimular e conectar empresas de tecnologia e do trade do turismo com o intuito de democratizar o uso de ferramentas tecnológicas que promovam melhorias no setor de turismo no Brasil”, “facilitar o atendimento das demandas de promoção da indústria do turismo pela perspectiva da inovação voltada à elaboração de soluções com potencial para replicação em outros centros turísticos do país”, e “impulsionar o desenvolvimento de roteiros de turismo gastronômico no Brasil, inclusive em áreas rurais”.

Outros pontos importantes são “posicionar o Brasil como um destino internacional de referência em turismo gastronômico a partir dos diferenciais competitivos de sua gastronomia, biodiversidade e cultura alimentar”, “apoiar o trabalho de pesquisadores em gastronomia, chefs de cozinha, produtores de alimentos e artesãos gastronômicos” e “valorizar a cultura e o patrimônio cultural brasileiro, em especial quanto aos patrimônios agroalimentares, os produtos da sociobiodiversidade, os saberes e fazeres das comunidades tradicionais e toda a cadeia de valor do turismo gastronômico à experiência dos turistas estrangeiros”.

Receba nossas newsletters