Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Atout France: Pérol traz números do turismo e novidades para setor de negócios

Jean-Phillipe Pérol, Tatiana Angelini, Izabèle Pesinato e André Raynaud, da Atout France

Jean-Phillipe Pérol, Tatiana Angelini, Izabèle Pesinato e André Raynaud, da Atout France

De acordo com Jean-Phillip Pérol, presidente da Atout France no Brasil, depois dos atentados e ataques terroristas em algumas cidades turísticas da França no primeiro semestre deste ano, o país vive um período de queda na entrada de turistas de alguns países. É o caso de Japão, Brasil e Rússia, que registraram uma retração no número de visitantes.

“No âmbito geral, estamos com os números 10% abaixo do turismo mundial, em quantidade de turistas, e 8% abaixo dos registros no turismo europeu. Até o momento, estamos com 20% menos brasileiros no país, se comparado com o ano passado. Do Japão, notamos uma queda nos últimos anos e a margem atinge uma queda de cerca de 50%”, contou Pérol em encontro realizado nesta quinta-feira (01) no Tête-à-Tête, mais novo restaurante com estrela Michelin da capital paulista.

Ainda segundo o presidente, um dos setores que podem recuperar a indústria turística na França é o Turismo de Negócios. Por conta disso, também foi apresentada uma nova ferramenta com o objetivo de difundir a área. Trata-se do Site Meeting, que dispõe de informações sobre atrações, novidades e destinos exclusivos para o corporativo.

O Cluster de Turismo de Negócios da França foi responsável pela criação e desenvolvimento do material que já está disponível no site em nove idiomas, incluindo o português. A proposta é reunir em um só local, informações que auxiliem os profissionais a descobrirem o país como destino de eventos, congressos e reuniões.

Profissionais do nicho participaram do encontro da Atout France e debateram os principais problemas do setor

Profissionais do nicho participaram do encontro da Atout France e debateram os principais problemas do setor

Números – O país desponta no quinto lugar no ranking International Congress and Convention Association (ICCA) com 522 eventos listados. Paris figura o segundo lugar, atrás de Berlim; e além dela, outras cinco cidades francesas estão na lista mundial da ICCA entre as 100 melhores para a realização de congressos internacionais: Nice, Marselha, Toulouse, Lyon e Bordeaux. Esta última, inclusive, inaugurou em junho um novo centro cultural, o Citè Du Vin.

Além disso, o mercado francês organiza mais de mil congressos e exposições anualmente, e possui 175 centros de exposições que totalizam 2,5 milhões de m². Em 2015, aconteceram 2,8 mil, e eles reuniram 352 mil estrangeiros e geraram 120 mil empregos e 7,5 bilhões de euros em receita na França. A mesma indústria ainda atinge aproximadamente 100 mil brasileiros por ano em viagens de negócios, MICE e bleisure.

Para receber este número de eventos é necessário oferecer uma infraestrutura de ponta. São quase 14 mil hotéis classificados no país, sendo a maior fatia das propriedades 3 estrelas (5.928), 2 estrelas (5.251), 4 estrelas (1.632), 5 estrelas (304) e 16 hotéis de categoria palaces.

Veja o vídeo de promoção do Turismo de Negócios na France apresentado pelo embaixador convidado, o chef Guy Savoy:

Receba nossas newsletters