Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

“As Maravilhas do Mundo”: Carnaval 2023 de Nice terá Rio de Janeiro como destaque

20220426_121642

Vice-presidente do Escritório de Turismo Nice Côte d’Azur, Rudy Salles, e Caroline Putnoki, diretora da Atout France para América do Sul

RIO DE JANEIRO – O Escritório de Turismo Metropolitano de Nice Côte d’Azur recebeu na manhã desta terça-feira (26), em almoço no restaurante Escama, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, influenciadores e jornalistas para comemorar os 45 anos de geminação, duplicidade e reciprocidade entre as duas cidades, Rio de Janeiro e Nice, que ocorre neste ano de 2022.

Na oportunidade, o vice-presidente do Escritório de Turismo Nice Côte d’Azur, Rudy Salles, adiantou os projetos em formatação para o Carnaval de fevereiro de 2023 em Nice que terá o tema “As Maravilhas do Mundo”, com destaque especial para a presença brasileira, convidados e parte de alguma bateria de escola de samba carioca.

As cidades do Rio de Janeiro e Nice têm um elo que cresce de suas histórias, uma história próxima e ao mesmo tempo distante pela distância, mas extremamente rica. “Fazia tempo que não vínhamos ao Rio e agora, passada a pandemia e o carnaval, em particular, nada mais apropriado que juntarmos nossas similitudes e renovar a parceria entre as cidades, porque não, irmãs”, disse Rudy.

Caroline Putnoki, diretora da Atout France para América do Sul, corroborou as palavras de Rudy, acrescentando que a festa de Momo mais importante do mundo que acontece no Rio de Janeiro se junta com a mais tradicional e movimentada da Europa, a de Nice, “para agraciar, alegrar e divertir pessoas do mundo inteiro que gostam e festejam o Carnaval”.

Enquanto milhões de foliões – em tempos de pré-pandemia –  comemoram o carnaval carioca em clubes, nas ruas e sambódromo, a festa em Nice reúne, em média, 200 mil pessoas (este ano foram 100 mil por conta da pandemia). “É um carnaval mais discreto e limitado, mas muito colorido e animado por carros alegóricos, muitas fantasias e o principal, muita história e tradição, afinal o carnaval moderno de Nice já soma 150 anos, mas as festividades acontecem desde o século XIII, ou seja, muito além desse marco”, explica Rudy.

O “esquenta” do carnaval de Nice acontece na Praça Massena, onde se reúnem foliões, grupos musicais, convidados e alegorias e descem, em festa, até o Passeio dos Ingleses para então finalizarem com a “Batalha das Flores” protagonizada por carroças carregadas de flores multicoloridas que vão espalhando e distribuindo cor, aroma e alegria entre os foliões. “É um verdadeiro carnaval dois em um: festa e diversão”, comemora Rudy Salles.

20220426_124158

Annie Sidro, do Conselho Artístico do Carnaval de Ville de Nice, e Maria Augusta Rodrigues, veterana dos carnavais cariocas e jurada do Estandarte de Ouro,

VELHA GUARDA– Maria Augusta Rodrigues, veterana dos carnavais cariocas e jurada desde sua fundação, em 1975, do Estandarte de Ouro, não tem dúvida quanto a importância de Nice programar para o próximo ano a presença de uma bateria carioca no Carnaval 2023. “O Rio é tudo, conhecemos e fazemos o melhor carnaval do mundo”, assinala Maria Augusta, que na década dos 80 foi Estandarte de Ouro “Personalidade do Carnaval” por ocasião dos desfiles memoráveis da União da Ilha, “O Amanhã” e “Domingo”.

Ao seu lado, a amiga, artista e carnavalesca Annie Sidro, do Conselho Artístico do Carnaval de Ville de Nice, lembra do desfile de um carro alegórico representando Nice em um desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel no sambódromo. “Foi algo fantástico, principalmente pela proximidade de irmandade de ambas as cidades”, completa.

Receba nossas newsletters