Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Atividades turísticas na Bahia mantêm tendência de crescimento em 2023

Visitantes no Pelourinho Foto Tatiana Azeviche SeturBA Atividades turísticas na Bahia mantêm tendência de crescimento em 2023

Visitantes no Pelourinho (Tatiana Azeviche/SeturBA)

Desde o ano de 2021, as atividades turísticas baianas têm alcançado índices superiores à média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro semestre de 2023, a Bahia cresceu 12,2%, enquanto o Brasil 8,6%.

Os indicadores da atividade em diferentes setores confirmam a liderança do estado no turismo nacional. No setor aéreo, estratégico para o fluxo turístico, o estado é líder em movimentação no Norte/Nordeste. Na primeira metade do ano, 4.918.479 passageiros passaram pelos aeroportos da Bahia, que se consolidou como o principal portão de entrada dos turistas estrangeiros nas regiões, segundo a Anac.

“A nossa malha doméstica, hoje, é de melhor qualidade que a da pré-pandemia. Temos um hub de conexão da Gol, com mais destinos do que antes”, reforça Júlio Ribas, CEO no Brasil da Vinci Airports, administradora do aeroporto de Salvador.

No segmento de hotelaria, Salvador fechou o semestre com média de ocupação de 57,6%, acima do percentual de 2022. Já no mês de julho, de acordo com a ABIH-BA, a média de ocupação foi de 64%, considerada uma das melhores para este período.

O crescimento do setor turístico também impacta no mercado de trabalho. Em 2023, ano da pandemia, a Bahia perdeu 19.034 empregos de carteira assinada nas atividades turísticas. De janeiro de 2021 a junho de 2023, o setor já empregou mais de 26 mil trabalhadores, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Receba nossas newsletters