
Operadores internacionais exploram trilhas de observação em Boa Nova e Lençóis (Divulgação/Setur-BA)
O potencial da Bahia para o turismo de observação de aves tem despertado o interesse do mercado internacional. Nesta semana, oito operadores turísticos do Reino Unido e dos Estados Unidos participaram do famtour “Experience Brasil”, com foco no birdwatching. A iniciativa foi promovida pela Embratur, em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e o Sebrae.
Boa Nova e Lençóis, municípios das zonas turísticas Caminhos do Sudoeste e Chapada Diamantina, foram os principais destinos da programação. Os visitantes percorreram trilhas em áreas de rica biodiversidade, observaram espécies endêmicas e participaram de experiências culturais, gastronômicas e de uma rodada de negócios com agentes locais.
“A Bahia destaca-se pelo ecoturismo e birdwatching, com aves endêmicas que atraem especialistas do mundo todo”, afirmou Leonardo Persi, coordenador de segmentos turísticos da Embratur.
Em Boa Nova, o grupo conheceu o projeto Lajedo dos Beija-Flores, que representará o Brasil na Global BirdFair — a maior feira mundial do segmento —, em julho, no Reino Unido. A presidente do Lajedo, Ester Ramires, ressaltou que a cidade é o maior hotspot de observação da Bahia, com 460 espécies registradas. “Durante a alta temporada, entre setembro e março, a procura cresce significativamente. Este ano, já recebemos 246 visitantes, e a expectativa é dobrar esse número nos próximos períodos”, explicou.
Em Lençóis, os participantes também conheceram atrativos naturais e projetos de turismo comunitário. O município é destaque no roteiro integrado de birdwatching lançado pela Setur-BA em 2024. “A parceria com a Setur-BA tem sido fundamental para impulsionar nossos projetos turísticos”, disse Aracely Dourado, diretora de Turismo de Lençóis.